No dia 12 de setembro, a Rumo (RAIL3) realizou o Investor Day, com a participação de José Alberto Abreu (CEO), que deu uma visão geral das operações da empresa e das expectativas de volumes e capacidade daqui para frente.

Ele também falou sobre problemas de roubo de cargas na região da Baixada Santista, que prejudicaram as operações no primeiro semestre de 2023.  O número de ocorrências criminais na região da Baixada Santista diminuiu. A Rumo destacou a redução no número de roubos de cargas, refletida nos volumes recordes transportados em agosto (7,0 bilhões de TKU).

Com o objetivo de mitigar esse problema, a empresa atua ativamente em três frentes principais:

(i) desenvolvimento tecnológico – a Rumo está construindo infraestrutura tecnológica para antecipar e resolver rapidamente problemas de roubo com uma equipe dedicada;

(ii) apoio à segurança pública – a empresa tem trabalhado com as polícias civil e militar;

(iii) projetos sociais – A Rumo também implementa projetos sociais para melhorar o bemestar da comunidade local.

Operações

(i) Malha Oeste: As discussões sobre a devolução da concessão estão em andamento e devem ser concluídas até o final de 2024;

(ii) Malha Sul: a Rumo está negociando com o governo federal novas condições para uma potencial renovação da concessão, embora o prazo para decisão ainda não esteja definido;

(iii) Malha Central: Com a conclusão do trecho entre Rio Verde e Anápolis, a Rumo operará seu primeiro trem de carga geral em setembro, de São Paulo ao Maranhão. Além disso, o CEO destacou muitas oportunidades para a ferrovia, abrangendo diversos produtos como carga geral, açúcar e grãos;

(iv) Malha Paulista: A Rumo concluiu 22% das obras necessárias para a ferrovia, resultando em aumento da capacidade de transporte – de 45 milhões de toneladas em 2020 para 53 milhões de toneladas hoje – e deverá atingir 75 milhões de toneladas após a conclusão das obras.

O presidente destacou ainda que a empresa está atualmente negociando com o governo federal alterações em seu contrato de concessão, pois pretende aumentar sua capacidade contratada.

Acompanhamento

Abreu descartou a possibilidade de uma oferta subsequente em um futuro próximo, considerando a ausência de novos investimentos significativos no pipeline da empresa. Mesmo assim, a Rumo continuará avaliando oportunidades futuras de investimentos.  

A Rumo divulgou em 11 de setembro seu volume operacional de agosto, atingindo 7,0 bilhões de TKUs, um aumento de 4,0% A/A.

O resultado mensal da empresa foi impulsionado pelo aumento A/a nos volumes expedidos através de sua malha Norte (+6,0 A/a), impulsionado principalmente pelo aumento de 29% A/a nos volumes de milho, que compensou a queda de 1% A/a nos volumes de sua malha Sul e o menor crescimento dos volumes da rede Central (+2% A/a).

Apesar de ser o maior volume da história da empresa, vemos o resultado mensal como neutro para as ações da Rumo. Os volumes expedidos em agosto, ajustados pelo trimestre, ficaram 2% abaixo da nossa projeção para o 3T23.  

O evento reforçou nossa visão positiva sobre a Rumo. Esperamos que a empresa continue se beneficiando do aumento do volume de grãos a serem transportados no 2S23, principalmente soja.

Além disso, o volume represado de grãos ainda a serem transportados deve apoiar as negações tarifárias da empresa para 2024. A empresa está negociando atualmente com uma TIR real de 9,5%, ~405bps acima dos títulos indexados à inflação do Brasil (NTN-Bs 2035), atualmente em ~ 5,4%. 

Vale a pena investir em RAIL3?

  1. Pré-pagamento das outorgas relativas à renovação das concessões Malha Paulista e Malha Central;
  2. Perfil monopolista, uma vez que a concorrência nas redes ferroviárias só existe a partir de caminhões;
  3. Conta com barreira de entrada relevante, pois o segmento é altamente intensivo em capital e demanda muito know-how regulatório.
  4. Empresa exposta ao crescimento do agronegócio no Brasil;
  5. Equipe de gestão altamente capacitada e confiável.

Quais são os principais riscos de RAIL3

  1. Quebra da safra agrícola no país, especialmente soja e milho no Mato Grosso.

Sobre a Rumo (RAIL3)

A Rumo é a empresa resultante da fusão entre Rumo Logística e ALL - América Latina Logística, concluída em 2016. Oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A principal área de atuação se estende sobre os Estados de Mato Grosso, São Paulo e os Estados da região sul do Brasil, onde quatro dos portos mais ativos do país estão localizados (através dos quais a maior parte da produção de grãos do Brasil é exportada).

Possui e opera uma grande base de ativos, incluindo uma rede ferroviária que consiste em cinco concessões com aproximadamente 13.500 quilômetros de linhas, 1.200 locomotivas e 33.000 vagões, além de centros de distribuição e instalações de armazenamento. Opera 12 principais terminais de transbordo, tanto diretamente quanto em regime de parceria, com capacidade de armazenagem estática de aproximadamente 900 mil toneladas, onde pode armazenar grãos, açúcar e outras commodities, o que os permite oferecer um serviço logístico completo e eficiente aos clientes.

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