O Carrefour (CRFB3) registrou um segunto trimestre de 2023 com vendas de R$ 29 bilhões, 10% superior ao 1T20 (em linha vs Safra) devido à consolidação do BIG e à expansão orgânica, que compensou o SSS (vendas nas mesmas lojas) negativo (-4% a/a).

As vendas de Cash and Carry (“C&C”) (R$ 20B) aumentaram 6% a/a, com a consolidação BIG e aberturas de lojas orgânicas compensando a queda de 4% a/ano SSS.

As vendas no varejo (R$8B) também cresceram 6% a/a com SSS estável e a contribuição de primeira linha do BIG. Por fim, o Sam’s Club somou R$ 1 bilhão em vendas e apresentou um aumento de SSS de 4% devido ao maior número de usuários ativos.

O EBITDA ajustado atingiu R$ 1,3 bilhão (em linha vs Safra), queda de 22% devido à pressão sobre SG&A da integração do BIG: adj. Margem EBITDA -196bps a/a. A

CRFB registrou prejuízo líquido de R$ 249M, de um lucro de R$ 620M no 2T22 e comparado à nossa estimativa de prejuízo de R$ 20M, devido a: i) menores margens operacionais; ii) maiores despesas financeiras; e iii) R$ 144M em impostos da operação de sale and leaseback.

O destaque positivo do trimestre foi a redução da alavancagem: a relação dívida líquida/EBITDA de 3,0x de 3,2x no trimestre anterior suportou principalmente os R$ 1,2 bilhão captados em uma operação de sale and leaseback.

Em suma, reiteramos nossa classificação Neutra, pois vemos as ações bastante valorizadas negociando a um P/L '24 de 9x contra GMAT3 (a principal do nosso setor) em 10x, especialmente considerando a difícil tarefa do Carrefour de integrar e melhorar os BIG's desempenho. 
 

Vale a pena investir em CRFB3?

  1. O Carrefour é o líder de mercado no segmento cash-and-carry (C&C);
  2. Campanhas publicitárias e promoções agressivas estão fortalecendo a posição da empresa nos hipermercados;
  3. Líder no e-commerce do segmento de alimentos;
  4. Banco Carrefour ajuda a aumentar as vendas no C&C e nos hipermercados.

Quais são os principais riscos de CRFB3?

  1. Dificuldade do grupo em operar em formatos diversificados, como supermercados;
  2. Desaceleração da economia global;
  3. Não cumprimento das agendas de reformas no Brasil e aumento das taxas de juros;
  4. Queda acentuada no preço das commodities e subsequente deflação nos alimentos;
  5. Competição irracional, levando à erosão de margens e retornos menores;
  6. Governança corporativa. 

Sobre o Grupo Carrefour Brasil (CRFB3)

Há mais de 40 anos, o Grupo Carrefour Brasil tem sido pioneiro no varejo brasileiro, com presença diária nas vidas de milhões de consumidores através de sua ampla rede de lojas e um desafio constante para melhorar a qualidade dos alimentos oferecidos a preços acessíveis.

No país, o Grupo Carrefour Brasil é o líder do varejo de produtos alimentares. Com atuação pautada pela omnicanalidade e multiformatos, atende bem às necessidades e à evolução dos hábitos de compra dos consumidores. Em 2018 foram contabilizados mais de 660 pontos de venda, sendo 270 pontos de venda abrangendo os formatos com a bandeira Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado) e Carrefour Express (varejo de proximidade). No segmento de Atacado, com presença nacional, contam com 166 lojas Atacadão e 27 de atacado de entrega.

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Investimentos em títulos e valores mobiliários envolvem riscos, razão pela qual não há garantia de rentabilidade ou lucratividade de qualquer espécie. Os resultados obtidos com investimento em instrumentos financeiros podem variar e seu preço ou valor, direta ou indiretamente, pode subir ou descer. O desempenho passado não é necessariamente indicativo de resultados futuros. A Safra Corretora ou qualquer empresa do Grupo Safra não pode ser responsabilizada por danos diretos, indiretos, consequentes, reivindicações, custos, perdas ou despesas decorrentes da decisão de investimento em títulos e valores mobiliários, esteja esta decisão lastreada ou não nas recomendações expressas neste relatório. Os riscos em investimentos dessa natureza podem implicar, conforme o caso, na perda integral do capital investido ou, ainda, na necessidade de aporte suplementar de recursos. 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