O 1T21 do Carrefour Brasil (CRFB3) não atendeu às nossas expectativas, prejudicado pelas margens abaixo do esperado do Atacadão. O destaque no trimestre foi a divisão de varejo, com sólido crescimento da receita e ganhos de market share, que já haviam sido divulgados em abril.

Por enquanto, mantemos nossa classificação neutra para Carrefour Brasil (CRFB3), pois vemos equílibrio entre risco e retorno no nível de 16,5 vezes preço sobre lucro estimado para 2021.

Os resultados no 1T21 ressaltaram o impacto negativo da agressividade comercial do Atacadão e do crescimento acelerado, que deve persistir nos próximos trimestres. Depois de divulgar números positivos, a divisão de atacarejo do Carrefour Brasil (CRFB3) sentiu as dores do crescimento, com margens abaixo do esperado.

Pelo terceiro trimestre consecutivo, a política comercial mais agressiva do Atacadão afetou a margem bruta, que caiu 60 pontos-base no ano. Apesar da alavancagem operacional, as despesas com vendas, gerais e administrativas aumentaram em função do forte ritmo de expansão e da incorporação das lojas Makro, que deve continuar pesando nos próximos trimestres.

Como resultado, o EBITDA totalizou R$755 milhões, com margem EBITDA de 6,6% (-50bps A/A). Os resultados corroboram nossa tese de que o Atacadão está apostando em preços e promoções, enquanto o Assai está indo na direção oposta, favorecendo o nível de serviço (+ 45bps margem bruta A/A).

Do lado positivo, a divisão de varejo do Carrefour Brasil (CRFB3) continua mostrando a assertividade de sua estratégia comercial, gerando  alavancagem operacional e sustentando a rentabilidade.

Por fim, destacamos a contribuição de R$495 milhões do empreendimento imobiliário Pinheiros, resultando em um lucro
líquido de R$923 milhões (R$420 milhões sem efeito).

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Entenda a aquisição anunciada pelo CRFB3

O Grupo Carrefour Brasil (CRFB3) anunciou neste ano a aquisição do Grupo BIG, terceiro maior varejista de alimentos do Brasil, por R$ 7,5 bilhões. Com a aquisição, o Carrefour se afastará na liderança no mercado varejista brasileiro de alimentos, atingindo R$ 100 bilhões em vendas.

As operações do BIG adicionarão 387 novas lojas ao portfólio, passando de 489 lojas (68% no Sudeste) para 876 lojas (45% no Sudeste), incluindo um acordo para operar a bandeira Sam's Club do Walmart no Brasil.

Apesar da recuperação em curso, os resultados recentes do BIG ainda mostram a necessidade de melhorias, principalmente nos formatos de hipermercados e atacarejo, que acreditamos que devam ser acelerados pela equipe de gestão de primeira linha do Carrefour.

O Carrefour deve manter as marcas mais bem posicionadas, incluindo as bandeiras Sam's Club, Nacional e Super Bompreço, ao mesmo tempo em que converte BIG e Maxxi em Carrefour e Atacadão, respectivamente.

A aquisição estratégica amplia o portfólio da empresa, principalmente para as regiões Nordeste e Sul, onde a empresa ainda tem baixa penetração.

Apesar da complementaridade do portfólio de lojas, tememos que o órgão antitruste do Brasil (Cade) possa representar barreiras para aquisições no Sudeste.

Vale a pena investir em CRFB3?

  1. O Carrefour é o líder de mercado no segmento cash-and-carry (C&C);
  2. Campanhas publicitárias e promoções agressivas estão fortalecendo a posição da empresa nos hipermercados;
  3. Líder no e-commerce do segmento de alimentos;
  4. Banco Carrefour ajuda a aumentar as vendas no C&C e nos hipermercados.

Quais são os principais riscos de CRFB3?

  1. Dificuldade do grupo em operar em formatos diversificados, como supermercados;
  2. Desaceleração da economia global;
  3. Não cumprimento das agendas de reformas no Brasil e aumento das taxas de juros;
  4. Queda acentuada no preço das commodities e subsequente deflação nos alimentos;
  5. Competição irracional, levando à erosão de margens e retornos menores;
  6. Governança corporativa. 

Sobre o Grupo Carrefour Brasil (CRFB3)

Há mais de 40 anos, o Grupo Carrefour Brasil tem sido pioneiro no varejo brasileiro, com presença diária nas vidas de milhões de consumidores através de sua ampla rede de lojas e um desafio constante para melhorar a qualidade dos alimentos oferecidos a preços acessíveis.

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No país, o Grupo Carrefour Brasil é o líder do varejo de produtos alimentares. Com atuação pautada pela omnicanalidade e multiformatos, atende bem às necessidades e à evolução dos hábitos de compra dos consumidores. Em 2018 foram contabilizados mais de 660 pontos de venda, sendo 270 pontos de venda abrangendo os formatos com a bandeira Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado) e Carrefour Express (varejo de proximidade). No segmento de Atacado, com presença nacional, contam com 166 lojas Atacadão e 27 de atacado de entrega.

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