Porto (PSSA3) apresentou resultados fracos no segundo trimestre de 2022, impactados negativamente por três fatores: alta sinistralidade de automóveis, maior inadimplência na vertical da Porto Bank e menor resultado financeiro líquido.

Como resultado, o lucro líquido da Porto atingiu R$ 89 milhões no trimestre, queda de 76% no ano e bem abaixo do consenso da Bloomberg.

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Cinco conceitos para entender um balanço trimestral

A boa notícia é o forte desempenho de receita (em todas as divisões). Acreditamos que a força do prêmio emitido de seguro de automóveis deve se traduzir em menor sinistralidade para os próximos trimestres, considerando que os preços de automóveis se estabilizaram.

Portanto, esperamos que os resultados da Porto melhorem sequencialmente daqui para frente.

Em suma, os resultados da Porto no segundo trimestre de 2022 foram decepcionantes. No entanto, acreditamos que as perspectivas daqui para frente não são tão ruins e a Companhia atingiu um ponto de inflexão.

Primeiro porque acreditamos que a força dos prêmios emitidos e a estabilização do preço dos carros (na normalização da cadeia de suprimentos), devem fazer com que a sinistralidade caia nos próximos trimestres.

Segundo porque a deterioração da qualidade do crédito parece estar no auge, e a Porto parece mais cuidadosa na originação de crédito.

Finalmente, os resultados financeiros líquidos parecem estar prontos para melhorar, desde que não vejamos mais deterioração nas curvas de juros e nos mercados de ações (até agora o terceiro trimestre já mostra uma ligeira melhora em relação ao final do segundo trimestre).

Posto isto, acreditamos que a Porto está sendo negociada a um valuation atrativo, a 7,4x P/L 23e e 1,2x P/VP, abaixo dos múltiplos históricos da Porto.

Portanto, mantemos a recomendação de Compra para a ação, com preço-alvo de R$ 28/ação

Pontos positivos

  1. O melhor da categoria no segmento automotivo, com portfólio diversificado de marcas; 
  2. Baixos índices de sinistros, seleção e precificação sofisticada de riscos;
  3. Oportunidades de crescimento no Norte e Nordeste;
  4. Estratégia para diversificar as receitas por meio de novos serviços (principalmente em serviços financeiros);
  5. Forte relacionamento com corretores;
  6. Estrutura de capital: a otimização está ajudando a Porto Seguro a atingir níveis recordes de Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE); 
  7. Oportunidades de venda cruzada; 
  8. Economia de custos e oportunidades de sinergia.

Riscos

  1. Concentração no segmento de automóveis;
  2. O segmento de automóveis é um pouco competitivo com jogadores fortes e capitalizados;
  3. Taxas de juros baixas podem afetar os ganhos.Sobre a Porto Seguro

Sobre a Porto Seguro

A Porto Seguro S.A  é a 4º maior companhia seguradora do Brasil e líder no segmento de automóvel e residência. Conta com uma estrutura operacional e de distribuição de cerca de 13 mil funcionários, 120 filiais e 3,6 mil agências bancárias do Itaú espalhadas por todo o país, além de aproximadamente 35 mil corretores independentes e 13 mil prestadores de serviço.

A Porto Seguro é líder no segmento de automóvel e residência no Brasil e conta com aproximadamente 8 milhões de clientes distribuídos nas diversas linhas de negócios. A empresa é reconhecida pelo alto nível de atendimento a clientes e corretores e pela qualidade dos serviços oferecidos.

Em novembro de 2003, a companhia ampliou sua presença no mercado de seguros por meio da aquisição da Azul Seguros, que oferece seguro de automóvel, seguros patrimoniais e seguros de vida (excluindo os produtos de previdência).

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