Para ler relatório completo, clique aqui.

O início do ano foi marcado pelo estresse no cenário internacional. Mal as tensões entre EUA e Irã começavam a se dissipar, o surto de coronavírus na China passou a dominar o noticiário e provocar forte cautela no mercado global.

Preocupados com os efeitos da doença sobre a atividade chinesa, os investidores buscaram refúgio no dólar, causando a apreciação da moeda americana de maneira generalizada. O real não escapou ao movimento: o dólar terminou janeiro cotado a R$ 4,27.

Nesse cenário de aversão a risco, nossa Carteira Recomendada de Ações registrou perda de 2,46% em janeiro. O Ibovespa recuou 1,63% no mesmo período.

Para o mês de fevereiro, nossos analistas retiraram os papéis da Klabin da carteira. A companhia do setor de papel e celulose conta com bons fundamentos, mas, em meio a um projeto de expansão que apresenta riscos, a valorização de 11,4% no mês abriu uma boa oportunidade de venda.

Por outro lado, foram incluídas ações de Movida, BR Distribuidora e Santander Brasil. A primeira vem sendo negociada com desconto e, entre outros atrativos, opera com tarifas maiores devido a seu foco no segmento premium.

A BR Distribuidora, por sua vez, foi incluída pelas perspectivas de melhora operacional da companhia. Outro ponto positivo é o pagamento de dividendos no curto e médio prazo.

Já o Santander entra por conta do recuo de 12% em janeiro, excessivo diante dos bons fundamentos do banco, que deve expandir seus lucros em 2020.  

Para conferir todas as ações recomendadas para fevereiro, acesse o relatório completo.

A maior concentração setorial da carteira é de 27% e permanece em instituições financeiras. O principal investimento recomendado no setor está em Banco do Brasil, que tem peso de 10% no portfólio. Nossos analistas destacam que o banco público caminha em direção a uma rentabilidade mais próxima de seus concorrentes privados.

 

Em seguida, o varejo apresenta o segundo maior peso na carteira. As ações de Magazine Luiza respondem por 6% da carteira. Os papéis da varejista subiram 14,3% no mês anterior e continuam com boas perspectivas, sobretudo com aquisições de novas operações, como a Estante Virtual.

Acompanhe todo mês nossa Carteira Recomendada de Ações e saiba quais empresas preferem os especialistas do banco Safra.