Em maio, a nossa Carteira de Dividendos apresentou uma alta de 6,71%, contra 5,64% do Índice Dividendos (Idiv) da B3. Desde o seu início, em janeiro de 2020, a carteira apresenta valorização de 3,67%, contra 1,04% do Idiv.

Para o mês de junho, sugerimos duas substituições. Realizamos a troca de Engie (EGIE3) por Alupar (ALUP11), e de Cemig (CMIG4) por CPFL (CPFE3). Setorialmente, mantivemos exposição de 40% a serviços financeiros, 30% a utilidades básicas, 20% a mineração e 10% a saúde.

Atualmente, a carteira oferece um dividend yield médio estimado em 5,5%, acima da taxa real de 4,1% do título público indexado a inflação com vencimento em 2035. Veja o portfólio completo abaixo.

safra dividendos jun.png

Estamos incluindo CPFL em nossa carteira, pois vemos um bom potencial de alta a partir dos níveis atuais de negociação de suas ações. A empresa é um ativo premium que possui um fluxo de caixa sólido e representa um investimento de baixo risco em termos operacionais.

No setor de distribuição, opera em boas regiões e possui um dos melhores desempenhos operacionais entre os pares, enquanto no setor de geração tem baixa exposição ao déficit hídrico, contratos de longo prazo e forte fluxo de caixa.

A Alupar, por usa vez, atua no segmento de transmissão de energia, portanto não está exposta ao potencial risco de racionamento. É uma das empresas mais eficientes no setor de transmissão de energia e conta com um histórico muito sólido na operação e desenvolvimento de projetos.

É uma boa proteção contra o cenário inflacionário, pois conta com receitas fixas e ajustadas por inflação.

Saiba mais:
> Primeiros Passos: Veja nosso e-book para começar na renda variável
> Acompanhe as análises do Safra em nosso canal no Telegram
Baixe o app e abra a sua conta no Safra

A saída da Cemig de nossa carteira se explica pela forte performance desde a sua inclusão. Quanto à Engie, apesar de termos uma visão positiva olhando para o médio e longo prazo, a falta de chuvas e a possibilidade de racionamento podem afetar principalmente a operação das geradoras, o que pode impedir uma melhor performance de suas ações no curto prazo.

Para conferir mais detalhes sobre a recomendação, clique aqui.