O Safra lançou neste ano uma carteira especial com ações de empresas nacionais com potencial de crescimento e que se destaquem pela transparência na gestão e pelo comprometimento com práticas sustentáveis de investimento. O objetivo de retorno é superar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Em maio, a Carteira ESG apresentou uma valorização de 10,01%, contra 5,40% do ISE. Desde abril, a carteira apresenta uma alta de 11,38%, ante 4,4% do ISE.

Para este mês de junho, realizamos a troca de Magazine Luiza (MGLU3) por Rumo Logística (RAIL3), e de Cemig (CMIG4) por CPFL (CPFE3). Temos a seguinte composição setorial: 25% em utilidades básicas, 25% em serviços financeiros, 12,5% em transportes, 12,5% em locação de veículos, 12,5% em petróleo e gás e 12,5% em saúde.

Veja abaixo a sugestão completa. E para conhecer nossa visão sobre cada papel da carteira, clique aqui.

safra esg jun.png

Recentemente, a Rumo Logística publicou seus dados de tráfego referentes a abril, com volume crescendo, refletindo a forte safra de soja, indicando continuidade do bom resultado visto em março e um bom início de 2º trimestre. Isso reforça a nossa visão positiva para o desempenho da companhia, indicando que a queda recente de suas ações oferece um bom ponto de entrada.

A Rumo conta com perfil monopolista e exposição ao agronegócio, setor bastante resiliente, que vem crescendo fortemente nos últimos anos e deve continuar crescendo. A companhia também negocia a múltiplos atraentes, hoje em 11,9x o lucro para 2021 (em desconto para a sua média histórica de 12,67x).

Saiba mais:
> Conheça o fundo de renda variável ESG do Safra
> Acompanhe as análises do Safra em nosso canal no Telegram
Baixe o app e abra a sua conta no Safra

Estamos ainda incluindo CPFL em nossa carteira, pois vemos um bom potencial de alta a partir dos níveis atuais de negociação de suas ações. A empresa é um ativo premium que possui um fluxo de caixa sólido e representa um investimento de baixo risco em termos operacionais.

No setor de distribuição, opera em boas regiões e possui um dos melhores desempenhos operacionais entre os pares, enquanto no setor de geração tem baixa exposição ao déficit hídrico, contratos de longo prazo e forte fluxo de caixa.

Entenda as saídas

Temos uma visão positiva para Magalu, olhando para o médio e longo prazo, já que a companhia é uma das principais, em nossa opinião, para capturar o crescimento potencial do e-commerce no Brasil. No curto prazo, porém, vemos falta de catalisadores para suas ações.

Sobre a Cemig, estamos retirando suas ações após a forte performance desde a sua inclusão.