Para o mês de agosto, a Safra Top 10 Ações realiza a troca de Multiplan por Lojas Renner. Estamos excluindo Multiplan de nossa carteira recomendada após a forte performance apresentada por suas ações no último mês.

Veja outras carteiras:
Safra Top 10 BDR: Apple é incluída em agosto
Carteira Global: Portfólio mantém composição regional
> Carteira de Dividendos: Portfólio não apresenta alterações em agosto
Carteira ESG: Vamos compõe a sugestão para agosto

A inclusão de Renner deve-se aos seus bons fundamentos, que incorporam uma boa gestão e um sólido histórico de execução e de alocação de capital.

Acreditamos que a rede é uma das varejistas de vestuário mais bem posicionadas para continuar ganhando participação de mercado por sua grande assertividade de coleções e por sua robusta posição financeira (conta com caixa líquido de R$1,9 bilhão), que poderia fazer a diferença neste momento de maior custo de capital.

Acreditamos que a recuperação gradativa de vendas esperada para os próximos trimestres deve contribuir para a diluição de custos fixos, gerando melhora nas margens de lucro.

A Safra Top 10 Ações também passou por um ajuste de pesos, reduzindo a exposição a JBS e 3R Petroleum, deixando a carteira menos exposta a histórias ligadas a commodities, e aumentando a exposição a Banco do Brasil, Hapvida, Itaú Unibanco e Petrobras.

Confira abaixo a recomendação completa para o mês de agosto. Para saber mais detalhes, entre aqui.

safra top 10 ago.png

A Safra Top 10 Ações ganhou 4,20% em julho, contra 4,26% do Ibovespa no mesmo período. No ano de 2022, a carteira recomendada acumula alta de 12,65%, ante queda de 1,13% do índice.

Sobre a visão do Safra para a economia brasileira, a atividade do primeiro semestre foi impulsionada pela maior interação social e medidas fiscais, como a antecipação do abono salarial e do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas do INSS, além da liberação de parte dos recursos do FGTS.

A aprovação da lei que limita ICMS de combustíveis, energia elétrica, transporte coletivo e serviços de comunicação, e da emenda constitucional que amplia programas de transferência de renda deverá ajudar o desempenho do consumo das famílias no segundo semestre.

Por outro lado, os efeitos defasados do ciclo de aumento da taxa de juros e a reversão da antecipação do abono e décimo terceiro do INSS sustentam nossa expectativa de arrefecimento da atividade. Assim, esperamos crescimento moderado do PIB real nesse ano em 1,5%.

Quanto à política monetária, o Copom deverá elevar a taxa Selic para 13,75% ao ano no começo de agosto. A incerteza fiscal e a perspectiva de inflação acima da meta em 2023 poderão manter a taxa de juros em patamar restritivo por mais tempo.