O Safra revisou o preço-alvo para o Ibovespa para 145 mil pontos em 2021 (de 131 mil pontos anteriormente). E para 2022, introduzimos o preço-alvo de 162 mil pontos. Atualmente, o principal índice de ações do país é negociado no nível de 130 mil pontos.

O preço-alvo é derivado da combinação das metodologias top down, que se baseia em preço/lucro de 12,00x para 2022, e bottom up, que contempla o preço-alvo para final de 2021 para as empresas do índice. Para conferir mais detalhes sobre o cálculo, acesse este link.

Uma das principais razões para a nossa revisão de preço-alvo do Ibovespa foi a dinâmica econômica, que teve uma recuperação mais rápida que o esperado anteriormente. A perspectiva de uma atividade econômica mais forte (hoje projetamos uma alta de 4,8% para o PIB em 2021) e uma inflação mais alta (esperamos 6,0% para o IPCA em 2021) trarão um crescimento nominal maior para o lucro das empresas.

Além disso, temos visto esforços do governo para retomar a agenda de reformas e, do lado de política monetária, um Banco Central que deve alterar sua política monetária de estimulativa para neutra. Adicionalmente, o crescimento das economias globais com a aceleração do processo de vacinação contra a Covid-19 e a respectiva flexibilização das medidas de restrição à circulação têm dado suporte a preços de commodities mais elevados do que esperávamos anteriormente (o que trouxe grande contribuição para nossa análise de lucro das empresas que compõem o Ibovespa).

Saiba mais:
> Primeiros Passos: Veja nosso e-book para começar na renda variável
> Acompanhe as análises do Safra em nosso canal no Telegram
Baixe o app e abra a sua conta no Safra

Para 2022, trabalhamos com uma perspectiva de expansão de múltiplo para 13,23x, pois o crescimento de lucro olhando para frente pode ser melhor, dado que em 2023 o lucro deve crescer pouco por conta da normalização de preços de commodities, o que fica evidenciado pela curva de preços futuros.

Vale e Petrobras puxam revisão

Com a melhora de preços do minério de ferro e do petróleo e a elevação da curva de preços futuros de ambas as commodities, as estimativas de lucro para 2021 e 2022 para Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) foram revisadas para cima e são as principais responsáveis pelo reajuste de estimativa de lucros do Ibovespa (explicando 73% do reajuste).

Vale destacar ainda que, embora ainda acreditemos no bom momento para o setor de commodities, estamos de olho na reabertura com a aceleração da vacinação. Nessa linha, podemos ver uma recuperação de setores mais sensíveis ao fim da pandemia como o de varejo, educação, transportes e serviços financeiros. Acompanhe aqui as nossas análises de ações.

Outro ponto que merece menção é a retomada do fluxo de investimento estrangeiro na B3 a partir do mês de abril com a melhora de perspectiva de crescimento, a constatação de que a segunda onda de contágio de Covid-19 teve menos impacto sobre a atividade econômica do que se esperava e com a perspectiva de aceleração do processo de vacinação.

Acreditamos que os principais riscos de nossa avaliação do preço-alvo do Ibovespa sejam: recuperação mais vagarosa da economia global; deterioração fiscal do país; aumento de impostos decorrente da reforma tributária; aumento da curva de juros; menor taxa de crescimento econômico da economia brasileira; piora do ambiente político; atraso na chegada das vacinas; e racionamento de energia.