O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa, interrompeu no último mês uma série de ganhos que se estendia desde abril, em movimento contrário ao de mercados internacionais. É neste contexto que apresentamos o Safra Report de setembro.

Este é o material mensal elaborado pelos especialistas do Safra para trazer uma visão sempre atualizada sobre a economia, os investimentos e como montar portfólios equilibrados, de acordo com o perfil de risco de cada investidor.

No Safra, temos fundos de investimento que replicam as alocações dos perfis moderado e dinâmico — saiba mais aqui. Veja, abaixo, um breve resumo do que você encontrará no relatório.

Cenário Econômico

O debate sobre as contas públicas esteve em foco durante agosto. As discussões sobre o Orçamento devem prosseguir e podem trazer volatilidade adicional aos mercados. O PIB surpreendeu com uma retração de 9,7% no segundo trimestre, mas a projeção para o restante do ano está mantida. Nos EUA, destaque para o anúncio de uma nova ferramenta de política monetária.

Estratégia de Investimentos

Os mercados seguem, em grande parte, correndo à frente da economia real. A perspectiva de uma vacina e a disposição de governos e bancos centrais a manterem ou ampliarem estímulos à economia seguem favorecendo a tomada de risco. No Brasil, agosto foi um mês de correção, após quatro meses consecutivos de ganhos, influenciado principalmente por preocupações em torno da política fiscal.

Saiba mais:
> Carteira Recomendada: Veja as ações que o Safra indica para setembro
> Carteira de Dividendos: Cesp entra na recomendação para setembro
> Entenda como funciona o processo de investimento do Safra Maxwell

Alocação por perfil de investidor

Para setembro, promovemos pequenas alterações nas carteiras para todos os perfis de investidores, dos Ultraconservadores aos Dinâmicos. Em todos eles, a renda fixa pré-fixada diminui a participação após resultados favoráveis, e os fundos multimercados ganham mais espaço. A partir dos Conservadores, também observamos um aumento na renda variável internacional.

  • Ultraconservador

Investidores ultraconservadores demonstram baixíssima tolerância às possíveis oscilações nos seus investimentos. Mesmo assim, entendemos que existe espaço para diversificação por meio de Fundos Multimercado e Fundos Imobiliários. Além disso, aplicações com prazos mais longos têm potencial de gerar retorno adicional para os investimentos, porém com riscos controlados.

Safra-Report-Ultraconservador.png

  • Conservador

Investidores conservadores demonstram baixa aceitação às oscilações nas suas carteiras. No entanto, não quer dizer que não aceitem oscilações. Neste sentido, entendemos que existe espaço para a diversificação para além dos Fundos Multimercado e dos Fundos Imobiliários, adicionando investimentos em Renda Variável.

Safra-Report-Conservador.png

  • Moderado

Investidores moderados aceitam oscilações em seus portfólios em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercado e Renda Variável dominam a alocação e potencializam o retorno esperado, sempre com controle de riscos. Pensamento de longo prazo é muito importante para este investidor.

Safra-Report-Moderado.png

  • Dinâmico

Investidores dinâmicos aceitam oscilações significativas em seus investimentos em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercado e Renda Variável dominam a alocação e potencializam o retorno esperado, sempre com controle de riscos. Pensamento de longo prazo é muito importante para este investidor.

Safra-Report-Dinamico.png

Clique aqui para ler o Safra Report na íntegra, com as análises completas da economia e dos investimentos, bem como uma visão detalhada das alocações.