A temporada de balanços foi inaugurada nesta terça-feira, 26, pela Cielo, mas é a partir da semana que vem que as gigantes da Bolsa brasileira irão revelar os resultados obtidos no 4º trimestre de 2020.

A agenda começará a esquentar com as divulgações dos maiores bancos privados no país: na segunda-feira, dia 1 º, o Itaú Unibanco mostrará seus números, seguido de Bradesco e Santander na quarta-feira, 3.

Nesse sentido, nossos analistas Luis Azevedo e Silvio Dória consolidaram uma prévia com suas estimativas para diversas companhias financeiras.

Vale lembrar que algumas das melhores oportunidades na Bolsa brasileira atualmente estão no setor, de acordo com a nossa Carteira Recomendada de Ações – Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e B3 somaram 35% de participação no portfólio de janeiro.

Recuperação dos bancos em 2021

Confira abaixo as previsões da Safra Corretora para receita e lucro de cada companhia, e saiba em seguida a visão de nossos especialistas.

E não deixe de acompanhar a nossa página de ações para entender os resultados divulgados nas próximas semanas.

finac4t20-1 _2_.png

Nossos analistas esperam que os bancos apresentem resultados animadores no 4º trimestre de 2020, indicando que 2021 deve ser o ano da recuperação.

De outubro a dezembro, as instituições devem ter dado continuidade à redução gradual das provisões de crédito em relação aos trimestres anteriores.

Outra expectativa positiva é sobre o volume de crédito, que também deve apresentar melhora no mix, mitigando a pressão sobre os spreads. Nosso time também espera que os bancos relatem uma ligeira melhora nas receitas de serviços, o que também pode ajudar a melhorar a rentabilidade.

Para nosso time, o Santander Brasil se destacou no último trimestre, com um sólido retorno sobre patrimônio líquido próximo a 20%. Mas bons resultados também são esperados para o Bradesco, Itaú e Banco do Brasil.

Embora o resultado da maioria dos bancos de varejo deva recuar na comparação interanual, a Safra Corretora acredita que as teleconferências podem ser um gatilho, ao revelar um cenário mais otimista para 2021.

Nossos analistas ainda esperam que o BTG Pactual mostre resultados fortes, contando com vetores de crescimento  diferentes dos grandes bancos de varejo, sobretudo a expansão do mercado de capitais brasileiro.

O crescimento orgânico do banco de investimentos também deve ser positivo, inclusive com a participação no Banco Pan.

Bolsa e seguros

Fora do setor bancário, B3 e Porto Seguro devem reportar os melhores resultados. Já os demais nomes de nossa cobertura, como IRB, podem reportar números fracos, mas com sinais de melhora na margem.

BB Seguridade deve apresentar um resultado financeiro muito fraco, principalmente devido ao decepcionante resultado financeiro líquido da divisão Brasilprev.