O time da Safra Corretora melhorou suas estimativas para a Via Varejo (VVAR3), após a dona de Casas Bahia e Ponto Frio apresentar números fortes de receitas e rentabilidade em 2020, incluindo os dados de vendas de fim de ano.

Na opinião dos analistas Guilherme Assis e Felipe Reboredo, o forte ritmo da companhia no ano passado evidenciou o esforço da administração para levar adiante a agenda de transformação digital. A Via Varejo assim deve seguir conquistando mercado em 2021, superando o crescimento do segmento em geral.

Nesse sentido, nossos especialistas reiteram a recomendação de compra  para VVAR3, com preço-alvo de R$ 27,00 no ano, o que representa um potencial de alta de quase 70%.

Transformação digital

Em 2020, a Via Varejo apresentou não apenas uma forte atuação no varejo online, mas também continua aprimorando sua plataforma digital e renovando sua marca.

Apesar do atraso da nova plataforma de marketplace, a empresa deve entregar um novo sistema durante o primeiro semestre, o que ajudaria a acelerar o crescimento nos próximos anos.

De acordo com nossos analistas, o valor da firma para Via Varejo atualmente é apenas 0,6 vez o volume de vendas dela, contra 2,8 vezes no caso de Magazine Luiza, e 1,1 vez no de B2W Digital.

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Essa lacuna de quase 80% no múltiplo da Via Varejo em relação ao Magazine Luiza pode ser reduzida à medida que a divisão online continue ganhando participação nas vendas totais da empresa.

Isso reforça a preferência de nossa equipe pelas ações da Via Varejo para investir no comércio online brasileiro.

Final de ano forte

A Via Varejo apresentou um crescimento de 37% durante a Black Friday, na comparação com a mesma data no ano passado, atingindo R$ 3,0 bilhões em vendas. O resultado foi impulsionado pelo crescimento de 99% nas vendas pela internet.

E ontem a empresa divulgou novos números positivos. As vendas de Natal cresceram 20,2%. As vendas em lojas físicas ficaram estáveis, enquanto o comércio eletrônico subiu 125,2%.

Os fortes dados preliminares levam nosso time a estimar um crescimento das vendas online próximo a 107% no 4º trimestre, ajudando a reafirmar a tese de que Via Varejo e Magalu devem superar o mercado por uma larga margem.

Novas estimativas

Nosso time aumentou ainda mais as expectativas de crescimento online da empresa em 2020. As vendas nessa divisão devem ficar próximas a R$ 16 bilhões, contra R$ 14 bilhões estimados anteriormente.

A confiança no bom desempenho da empresa ainda levou nossa equipe a aumentar as estimativas de crescimento online para 33% em 2021 (a estimativa anterior era de apenas 13%).

A expectativa de nossos analistas é que a Via Varejo cresça 2,3 vezes mais que o mercado em 2021, tendo um papel de destaque na evolução do e-commerce no Brasil, ao lado do Magazine Luiza e do MercadoLivre.