O controle da inflação é um dos principais temas do noticiário econômico atualmente, uma vez que o grande aumento de preços aos produtores visto desde o ano passado tem se espalhado pela economia brasileira.

Esse avanço mais difundido passa por vários segmentos do varejo e inclui ainda grandes variações em algumas atividades do setor de serviços. O movimento foi acentuado no mês de agosto, quando o IPCA surpreendeu ao acumular uma alta de 9,7% em 12 meses.

A previsão do Safra é que, em setembro, o índice ultrapasse 10%, ainda impactado pelos preços dos alimentos, dos combustíveis e da energia elétrica.

Saiba mais:
> Primeiros Passos: Veja nosso e-book para começar na renda variável
> Acompanhe as análises do Safra em nosso canal no Telegram
Baixe o app e abra a sua conta no Safra

A boa notícia é que esse deve ser o pico da inflação nessa base de comparação. Isso porque temos visto, entre outros fatores, um arrefecimento nas cotações internacionais de commodities e uma relativa estabilidade no câmbio.

E a menor pressão inflacionária deve continuar no ano que vem, quando prevemos uma reversão de alguns aumentos de preços, como os da energia.

No entanto, considerando a surpresa no IPCA de agosto, bem como o reajuste já anunciado no adicional sobre as contas de luz, o Safra elevou a previsão para a inflação de 2021 de 7,4 para 8%.

A inércia gerada por esse ritmo mais forte afetou, consequentemente, nossa projeção para 2022, que passou de 3,5 para 3,7%.

Carteira Safra Top 10 BDRs

As incertezas envolvendo o comportamento da inflação estão entre as razões que têm pressionado o mercado brasileiro recentemente.

Por isso, é importante reforçar nossa recomendação para que os investidores procurem diversificar seus portfólios com ativos que tenham exposição a outras economias.

Há algumas semanas, mostramos que isso é possível por meio de fundos e de operações estruturadas do Safra. Mas vale lembrar que nossos clientes também contam com a expertise internacional do banco na Carteira Safra Top 10 BDRs.

A composição da carteira é pautada pela análise fundamentalista de empresas estrangeiras, na qual diversos fatores são avaliados, desde as perspectivas de crescimento das companhias até o momento do mercado.

Aqui no Safra, você pode investir na carteira recomendada com rebalanceamento mensal automático. O objetivo do produto é superar o retorno do S&P 500.

No acumulado de 2021, a Carteira Safra Top 10 BDRs já registra ganho de mais de 30%, considerando o fechamento do último mês, 10 pontos percentuais acima da variação do índice de ações americano no período.

Lembrando que BDRs são papéis negociados no Brasil que permitem investir indiretamente em ativos internacionais e que, no caso da carteira, também contabilizam as variações do dólar contra o real.