A melhora do cenário para a inflação no Brasil tem sido favorável à ideia do Banco Central de interromper o ciclo de elevação da Selic, a taxa básica de juros.

Nas últimas semanas, índices de preços relevantes tiveram variação mensal mais branda ou até negativa.

Exemplo disso é o IPCA de agosto, que mostrou uma deflação de 0,36%, resultado em linha com a projeção do Safra. Agora, a inflação acumulada em 12 meses no País está em 8,73%.

O resultado do indicador reflete ainda as medidas para reduzir o preço dos combustíveis, como cortes no ICMS e no preço da gasolina vendida às distribuidoras por parte da Petrobras.

Quando observados os núcleos de inflação, que isolam ou suavizam fatores como os preços da energia e dos combustíveis, também há um recuo importante.

A variação da média móvel de três mêses caiu de um pico de 12,6% em maio para 9,2% em agosto. Isso corrobora a tese de que o pior momento da inflação ficou para trás.

Sobre as commodities, parte dos preços internacionais recuou nos últimos três meses. O movimento mais do que compensou a depreciação da taxa de câmbio no período.

Os preços do barril do petróleo, por exemplo, cederam de um patamar acima de 120 dólares no final de maio para abaixo de 90 dólares na última semana.

A atual conjuntura deve permitir que o Banco Central interrompa o ciclo de aperto monetário na reunião de 20 e 21 de setembro.

A projeção do Safra é de que o Comitê de Política Monetária mantenha a taxa Selic no patamar restritivo de 13,75% até o segundo trimestre de 2023.

Isso deve ser suficiente para que projeções e expectativas de inflação para 2024 convirjam para o centro da meta.

Sendo assim, o Safra revisou a estimativa para o IPCA de 2022 de 7,2% para 6,4%. Já para 2023, o banco prevê a inflação em 5,4% ao final do ano, número que antes era de 5,5%.

Multimercados como porto seguro

 

A perspectiva de um cenário mais estável para a inflação traz mais confiança para que os investidores realizem aplicações em ativos de risco.

No entanto, as incertezas com a proximidade das eleições no País e os temores de recessão no cenário internacional ainda exigem cautela.

Por isso, o Safra recomenda que os investidores escolham ativos que tenham uma gestão profissional para aproveitar as oportunidades tanto em momentos desafiadores quanto nos de maior otimismo.

Os fundos multimercados ilustram bem essa recomendação. O Safra Galileo por exemplo teve 225% de rentabilidade sobre o CDI em agosto.

É um multimercado macro de gestão ativa, que envolve a alocação em mercados de juros, moedas e bolsa de valores, além de utilizar derivativos para hedge e alavancagem.

Além do Safra Galileo, uma boa opção de multimercados é o Manager Ibiuna Long Short.

Somente em agosto, o fundo acumulou 536% de rentabilidade sobre o CDI, chegando ao sexto mês de retorno positivo neste ano.

O fundo adota a estratégia Long and Short, que consiste em ficar comprado em um ativo e vendido em outro. Esse tipo de estratégia busca, em momentos de incerteza, oportunidades em renda variável com menor exposição a risco.