A Receita Federal divulgou o novo programa de declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física no ínicio de março. Foram implementados novos grupos e códigos, trazendo mais detalhes para a declaração.

Como essa atualização pode gerar dúvidas, o Safra preparou um material explicando o que mudou e quais são as orientações para preencher a declaração de forma correta. Confira:

Novos códigos e grupos de bens

O novo programa da Receita Federal incluiu novos códigos e grupos de bens. A finalidade é tornar a declaração mais específica, o que trouxe novidades para o IRPF 2022.

Podemos destacar, entre as principais mudanças, os novos códigos que diferenciam fundos sujeitos e não sujeitos ao come-cotas. A saber:

Fundos abertos sujeitos ao come-cotas:

No formato antigo: Código 71 ou 72

Na nova declaração: Grupo 07 - Código 01.

Lembrando que fundos imobiliários, de açoes ou de previdência não fazem parte desse caso.

Fundos fechados não sujeitos ao come-cotas:

No formato antigo: Código 72 

Na declaração: Grupo 07 - Código 11 

Confira novos códigos e exemplos

Pensando em auxliar no preenchimento correto da declaração, o Safra preparou uma tabela listando os novos códigos e seus respectivos grupos. Clique aqui para acessar a tabela de códigos.

E confira aqui exemplos para o preenchimento da declaração.

Vale lembrar que você pode utilizar o ativo do Informe de Rendimentos já emitido e fazer a transposição por esses novos códigos e seus grupos.

Saiba mais:
> Safra lança novo ETF, o ELAS11, no Dia Internacional da Mulher
> Saiba por que 2022 é o ano do Open Finance