Depois da forte queda no início da semana, o principal índice de ações da Bolsa, o Ibovespa, se recuperou no dia de ontem e fechou em alta de 2,82%, aos 102.168 pontos. Já o dólar comercial encerrou em queda de 1,75%, cotado aos R$ 5,39. 

Confira os destaques do dia no Morning Call do Safra:

PIB recua, mas reforma avança

O PIB apresentou uma queda histórica no segundo trimestre, em retração de 9,7% na comparação com o início do ano, e de 11,4% na comparação com o mesmo período de 2019. O recuo foi maior do que o projetado pelo nosso time de Macroeconomia, que esperava uma contração de 8,7% na comparação trimestral.

Ainda assim, nossos especialistas explicam que a composição da queda nos deixa mais confortáveis com o cenário de recuperação. Algumas categorias que traziam preocupações, por exemplo, caíram menos que o esperado. Com isso, mantemos a projeção de crescimento de 5% no terceiro trimestre e de contração de 5,5% no acumulado do ano. Confira aqui mais detalhes sobre a análise do PIB.

Ontem também tivemos outras notícias importantes. O governo, ao lado de lideranças do Congresso, prometeu entregar a proposta de reforma administrativa na quinta-feira. O ministro Paulo Guedes, que também participou do anúncio, reforçou a necessidade de retomar a agenda de reformas.

Em um momento no qual se discute como cumprir o teto de gastos nos próximos anos, temos sempre destacado que as reformas são essenciais para o equilíbrio das contas públicas.

Outro tema muito aguardado na semana era a definição do auxílio emergencial. Foi anunciada ontem uma medida provisória que irá prorrogar o benefício até o final do ano. Conforme era esperado, o valor será cortado pela metade, para R$ 300 por mês.

Agenda do dia

Para hoje, o destaque da agenda de indicadores econômicos fica nos Estados Unidos, com uma leitura sobre a criação de postos de trabalho no setor privado em agosto. Esse número será divulgado às 9h15, e é tido como uma prévia do relatório de emprego, que será conhecido na sexta-feira.

Onde investir na Bolsa

A renda variável continua a compor parcela importante das carteiras dos investidores, sempre de acordo com o perfil de risco de cada um.

Aqui no Safra, nossos especialistas analisam todos os dias, no detalhe, dezenas de empresas, nos mais diferentes setores, para identificar aquelas com o melhor potencial e montar uma sugestão equilibrada de portfólio.

Essa visão se traduz nas nossas carteiras recomendadas. Para setembro, promovemos alguns ajustes, trocando as ações de Pão de Açúcar, CPFL, JSL e Fleury pelas ações da CCR e da Cesp. Confira aqui a carteira recomendada de ações na íntegra.

Também divulgamos mensalmente a carteira de dividendos, que tem um perfil mais defensivo. Para ela, o time de análise da Safra Corretora promoveu uma troca, retirando a CPFL para a entrada da Cesp. Veja a carteira de dividendos completa aqui.