Em dia de feriado nos Estados Unidos, o mercado brasileiro viu o volume negociado reduzir. E o principal índice de ações da Bolsa, o Ibovespa, oscilou durante toda a tarde próximo da estabilidade e fechou em leve alta.

Confira os principais assuntos do mercado financeiro em nosso Morning Call:

Vacina

O destaque, no cenário internacional, ficou por conta do laboratório britânico AstraZeneca, que declarou que irá realizar novos estudos sobre a vacina contra a Covid-19, após surgirem questionamentos quanto à proteção que ela pode oferecer.

Os testes da vacina foram divididos em dois grupos, e o que apresentou a maior eficácia, próxima a 90%, foi aquele com menos pessoas e com uma faixa etária menor. A vacina está sendo desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford.

Emprego

No Brasil, tivemos uma boa notícia em relação aos números do Caged, que mostraram a criação líquida de 395 mil empregos com carteira assinada em outubro.

Este é um resultado muito acima do esperado pelo mercado e pelo nosso time de Macroeconomia, que projetava um avanço de 236 mil. E esse é também o melhor resultado da série histórica, que começa em 1992.

O mercado agora volta as atenções para a PNAD Contínua de setembro, com a taxa de desemprego trimestral. Essa leitura inclui também o trabalho informal. Nosso time de Macroeconomia projeta uma leve queda de 14,4% para 14,3%. O IBGE divulga o resultado logo mais, às 9 horas.

Inflação

E às 8 horas, atenção também para a inflação medida pelo IGP-M. Nossos especialistas projetam que o IGP-M no período acumulado de 12 meses vai acelerar de 20,9% em outubro para 24,4% neste mês.

Black Friday

Hoje também é dia de Black Friday. O evento marca o início das compras de fim de ano, especialmente nos Estados Unidos, em uma das épocas mais importantes para o varejo.

As bolsas americanas terão um pregão com horário reduzido hoje, então o volume no mercado brasileiro tende a ser menor, novamente.

Previdência Privada 

Sempre destacamos a importância dos investimentos de longo prazo. E uma das melhores ferramentas para esse objetivo está na previdência privada.

Isso porque esse é um tipo de investimento que possui uma série de incentivos para quem busca retornos com horizontes maiores de tempo.

Os fundos de previdência privada, por exemplo, ficam livres da antecipação do Imposto de Renda conhecido como come-cotas. E, por meio da tabela regressiva, o imposto cobrado no momento do resgate cai para 10% após um período de 10 anos.

Essa taxa é menor do que os fundos de investimento de modo geral, que podem chegar apenas à alíquota de 15%.

E quando nos aproximamos do final do ano, também sempre lembramos que é possível obter uma vantagem fiscal no plano PGBL para quem declara o Imposto de Renda no modelo completo.

Isso porque as contribuições feitas em um PGBL podem ser deduzidas da declaração anual do IR até o limite de 12% da renda bruta anual tributável. Na prática, isso permite diminuir o valor devido à Receita Federal ou aumentar a restituição.

Para aproveitar esse benefício na declaração de 2021, são considerados apenas os valores aportados até o final deste ano.

Você pode entender mais sobre esse assunto, e conferir uma simulação do benefício fiscal, aqui.