Ontem, o Ibovespa encerrou pelo 2ª dia consecutivo em alta, se descolando do movimento das bolsas norte-americanas.

No Brasil, os investidores reagiram a temporada de balanços com destaque para alta nas ações dos bancos, enquanto nos EUA, os mercados continuam com aversão ao risco em meio ao avanço da inflação após o CPI, índice de preços ao consumidor, divulgado na quarta-feira ficar acima das estimativas do mercado.

Uma possível recessão na economia global devido ao aumento de juros para conter a inflação vem preocupando os investidores nos últimos meses. 

Vale mencionar que na última sessão, o índice Dow Jones caiu pelo 6º dia seguido e S&P 500, renovou o menor patamar em 2022.

No noticiário corporativo local, o Banco do Brasil apresentou um resultado bom, com boa qualidade de crédito, sólida receita de tarifas e renda líquida com juros consolidada decente. Em termos de valuation, a ação está sendo negociada em um nível atraente e oferecendo um bom ponto de entrada em nossa visão.

O mercado também reagiu a divulgação do resultado trimestral de outras empresas do índice como JBS, Braskem e SulAmerica.

Entre as baixas, destaque para as empresas mais expostas ao Minério de ferro como Vale, CSN e Usimnas, que caem junto com a desvalorização da commodity.

Na agenda de indicadores de ontem, o volume de serviços avançou 1,7% em março, bem acima do esperado por nós e pelo mercado.

Na comparação com o mesmo mês de 2021, a alta foi de 11,4%. Além disso, houve revisão positiva do dado de fevereiro, que passou de -0,2% para +0,4%, revelando um setor de serviços ainda mais forte do que o esperado.

Além disso, os detalhes mostraram surpresas positivas e crescimento em todas as categorias, sendo que a principal veio dos serviços de transportes, que cresceu 2,7% na margem, contra estimativa de alta de 0,5%. Com esse resultado o setor se encontra 7,3% acima do nível pré-crise. 

Já nos EUA, o PPI, índice de preços ao produtor, cresceu 11,0% em 12 meses até abril, desacelerando diante dos 11,5% registrados no mês anterior.  

Além disso, os novos pedidos de seguro desemprego somaram 203 mil na semana encerrada dia 07 de maio, acima das expectativas do mercado e estável em relação ao registrado na semana anterior. 

Hoje, a semana termina com a divulgação da Produção Industrial da Zona do Euro referente a março. O consenso de mercado espera uma desaceleração para -1,18%, ante 0,7,% em fevereiro. 

Além disso, no cenário local, os investidores continuam repercutindo a temporada de balanços.