O Ibovespa ampliou seu recorde histórico ontem, ao fechar acima dos 128 mil pontos. Já o dólar fechou o dia abaixo dos R$ 5,15, no menor nível de 2021. O bom humor do mercado foi reforçado ontem pelos números oficiais de crescimento do país.

Segundo o IBGE, o PIB do Brasil teve alta de 1,2% no primeiro trimestre, devolvendo a economia ao patamar pré-pandemia. O resultado veio acima do esperado pelo Safra e pela mediana do mercado, mostrando o forte desempenho da atividade no início do ano.

Se a economia brasileira apenas sustentasse o atual nível, o que chamamos de carregamento estatístico, o crescimento em 2021 ficaria perto de 5%. Nesse contexto, colocamos um viés de alta em nossa projeção para o PIB, que hoje está em 3,9%.

A principal surpresa para o Safra no primeiro trimestre veio do setor de serviços, mais especificamente do comércio, que conseguiu um firme avanço, apesar do recrudescimento da pandemia. Já pelo lado da demanda, vale destacar o novo avanço dos investimentos, impulsionados pela construção civil e pela produção de bens de capital.

Também acompanhamos ontem o resultado da balança comercial no mês passado. De acordo com o Ministério da Economia, o superávit foi de US$ 9,3 bilhões, o maior saldo comercial para maio desde o início da série histórica.

No exterior, o mercado de petróleo reagiu à reunião da Opep e países associados. Os contratos da referência global da commodity fecharam a sessão de ontem no maior nível desde maio de 2019, após a organização manter o aumento gradual da produção, como planejado previamente.

E na agenda de hoje, o IBGE irá informar o resultado da produção industrial no Brasil em abril. Já nos Estados Unidos, o destaque é o relatório de emprego da ADP, um termômetro para os números oficiais, que serão conhecidos na sexta-feira.

Carteiras para junho

Tivemos ontem a atualização mensal das carteiras de renda variável sugeridas pelo Safra. Na Top 10 Ações, seguimos com os mesmos nomes em junho, mas efetuamos alguns ajustes. O principal foi o aumento na exposição à Petrobras. Com participação de 15%, a estatal passou a ter o maior peso na carteira, ultrapassando a Vale.

Além disso, os portfólios indicados para investir com foco em dividendos e ESG também sofreram alterações. Entre elas, a inclusão, em ambas carteiras, da CPFL, companhia que atua em diferentes áreas do setor elétrico. Já na carteira Top 10 BDR, a recomendação é

incluir o Airbnb neste mês. A avaliação do Safra é que a empresa deve se beneficiar da reabertura das economias.

Por fim, na Carteira Global, o Safra não alterou a composição geográfica recomendada, apenas promovendo ajustes dentro da parcela doméstica.