O último pregão foi marcado pelas oscilações no Brasil e nos Estados Unidos. As variações do Ibovespa estiveram em linha com os índices americano, ficando no campo positivo após as informações sobre a última decisão de política monetária nos Estados Unidos.

A ata da reunião indicou que os dirigentes optaram por um movimento mais agressivo para colocar o Fed em uma posição mais adequada, caso o comportamento da inflação piore.

O comitê ainda ressaltou o risco de que o PIB americano seja mais fraco do que o esperado, e a inflação mais forte, em razão da guerra na Ucrânia e das interrupções da produção na China.

Para a próxima reunião, o documento mostrou que os participantes consideram apropriado um aumento de 0,50 ou 0,75 ponto percentual.

Os dirigentes não descartam medidas ainda mais rigorosas no futuro, caso as pressões inflacionárias persistam.

Mas, segundo a ata, o ritmo e a extensão do ciclo de aperto dependem da evolução do cenário econômico.

Ainda nos Estados Unidos, o índice do ISM apontou uma desaceleração das atividades de serviços.

O setor cresceu novamente em junho, mas registrou a pontuação mais baixa desde maio de 2020.

Na agenda desta quinta-feira, os investidores monitoram novos dados de emprego nos Estados Unidos.

Estão em destaque o relatório da ADP, com a criação de postos no setor privado no mês de junho, e os pedidos semanais de seguro-desemprego.

Já aqui no Brasil, está previsto, na comissão especial da Câmara dos Deputados, o início da votação da PEC que amplia auxílios e subsídios do governo.

O parecer já foi apresentado e não altera a proposta já aprovada no Senado. O objetivo é evitar que o texto precise ser analisado novamente pelos senadores, buscando a promulgação antes do recesso parlamentar.

O impacto das medidas, portanto, continua estimado em pouco mais de R$ 41 bilhões. Depois da comissão especial, o texto segue para votação pelo plenário da Câmara.

Na parte de indicadores, sai agora cedo o IGP-DI de junho. O Safra espera que o índice de inflação da FGV tenha alta de quase 0,6% na comparação com maio.