Com a alta da última sessão, o Ibovespa voltou a sustentar uma variação semanal positiva, a primeira em um mês.

Contribuiu para isso a recuperação das ações da Petrobras, que subiram cerca de 8% na semana.

Outro destaque do índice no período foi a forte valorização do grupo Fleury, que anunciou um acordo para combinar as suas operações com as do Instituto Hermes Pardini.

A Safra Corretora tem uma visão positiva para o negócio, que poderia aumentar a competitividade das companhias de medicina diagnóstica. Você pode conferir mais detalhes sobre a análise pelo link que está na descrição deste programa.

Enquanto isso, no mercado internacional, os principais índices de ações tiveram uma semana de baixa, mas a sexta-feira foi um dia de melhora.

Nos Estados Unidos, por exemplo, S&P, Dow Jones e Nasdaq subiram em torno de 1%, impulsionados pelo alívio observado nas curvas de juros.

Os negócios neste início de semana devem ter um volume financeiro mais reduzido, já que as bolsas estão fechadas nos Estados Unidos, onde hoje se comemora o Dia da Independência.

Já as próximas sessões devem ser influenciadas por dados econômicos importantes.

Lá fora, os investidores aguardam a ata da reunião de política monetária do Fed. A publicação do documento está prevista para a quarta-feira, trazendo mais detalhes sobre o maior aumento de juros pelo banco central americano desde 1994.

Ainda por lá, o relatório oficial de emprego do país será monitorado com atenção na sexta-feira, já que a situação do mercado de trabalho é um dos principais fatores que influenciam a trajetória da inflação.

Aqui no Brasil, entre os destaques da semana estão a produção industrial em maio, que será conhecida amanhã, e o IPCA de junho, que será divulgado apenas na sexta-feira.

Na frente política, o foco ainda recai sobre propostas que ampliam transferências do governo por fora do teto de gastos.