Oscilando durante a semana entre perdas e ganhos, o Ibovespa terminou a semana apresentando uma alta de 1,70%, aos 106.9 pontos.

O S&P500, por sua vez, recuou 2,41%. Acompanhado pela queda de 0,31% do dólar, sendo cotado a R$ 5,05.

A semana foi marcada por volatilidades nas bolsas e por posições mais cautelosa dos investidores, visto que os dados do comércio exterior chinês mostraram uma desaceleração em abril.

O resultado reforça os receios do mercado de que as restrições impostas para conter o avanço da Covid-19 irá impactar uma das principais economias globais.

Além disso, o aumento de juros nos EUA para conter o avanço da inflação ainda preocupa o mercado, pois gera a possibilidade de uma recessão na economia norte-americana.

Revisão de projeções

Diante do cenário difícil que permeia o mercado, o Safra revisou algumas projeções para 2022.

No tocante do PIB para o primeiro trimestre, alteramos nossa projeção de 0,3% para 0,7% na variação trimestral e de 0,2% para 0,8% em 2022.

Já na frente do IPCA, elevamos nossa projeção de 7,3% para 8,1%.

Importante sinalizar que o IPCA registrou alta de 1,06%, em linha com a nossa projeção e um pouco acima da expectativa do mercado.

Em 12 meses, o IPCA acumula alta de 12,13%, ante 11,30% registrados em março. O principal desvio em relação à nossa expectativa do lado altista foi em ‘Saúde e cuidados pessoas’, contribuindo com 8,6 p.b. acima do projetado. Em contraponto, ‘Transportes’ apresentou surpresa baixista de 8,1 p.b..