Para o mês de julho, a carteira Safra Top 10 Ações traz duas substituições. Estamos retirando as ações da Gerdau (GGBR4), pois decidimos mudar parte de nossa exposição a commodities para o setor de papel e celulose. Vale ponderar que ainda acreditamos que a companhia ainda deve se beneficiar da demanda favorável tanto nos Estados Unidos como no Brasil.

Veja mais carteiras:
> Carteira ESG: Renner e Porto Seguro entram na sugestão do mês
> Carteira de Dividendos: Menor exposição ao setor de energia em julho
> Safra Top 10 BDRs: Como investir em empresas dos Estados Unidos
> Carteira Global: Diminui em julho exposição à China

Adicionalmente, retiramos as ações da B3 (B3SA3) de nossa carteira, pois vemos agora os volumes de negociação na Bolsa se normalizando, o que pode fazer com que a ação não tenha um catalisador de curto prazo. Mas ainda gostamos dos fundamentos da empresa.

Para os seus lugares, estamos incluindo as ações da Klabin (KLBN11) e da Rede D'Or (RDOR3). Acreditamos que a Klabin deve se beneficiar da demanda sustentada e da dinâmica positiva dos preços de papel no mercado doméstico, além dos preços de celulose também em patamares elevados. A produção da companhia deve ser beneficiada pelo início de operação da primeira fase do projeto Puma II nos próximos meses.

Sobre Rede D'Or, vemos que a ação pode se beneficiar de um crescimento expressivo nos próximos anos. Destacamos ainda o forte posicionamento com seguradoras de planos de saúde e um potencial de opcionalidades de linhas de negócio auxiliares.

Confira abaixo a íntegra da Safra Top 10 Ações. E clique aqui para conhecer um resumo de nossa tese para cada papel.

safra top 10 acoes jul _1_.png

O mês de junho foi marcado pela postura mais preocupada do banco central americano com os dados de inflação, que continuam oscilando acima do esperado pela autoridade monetária. Na reunião do Comitê de Política Monetária (FOMC), a maioria dos membros estimou ao menos duas altas de juros em 2023, e diversos membros migraram para a projeção de uma alta já em 2022.

No Brasil, as surpresas positivas com a atividade econômica no início desse ano têm motivado revisões altistas na projeção de crescimento do PIB. Parte dessas surpresas deve-se ao consumo das famílias, que apresentou retração menor do que o esperado no primeiro trimestre.

Saiba mais:
> Primeiros Passos: Veja nosso e-book para começar na renda variável
> Acompanhe as análises do Safra em nosso canal no Telegram
Baixe o app e abra a sua conta no Safra

Nesse ambiente, a carteira Top 10 Ações apresentou uma performance negativa de 3,47%, contra baixa de 2,03% do Ibovespa. No ano, a performance acumulada é de 3,53%, contra 4,53% do Ibovespa.

Olhando à frente, temos um otimismo moderado para o mercado acionário. Enquanto, de um lado, temos a reabertura da economia (como destacamos em nossa revisão de preço-alvo para o Ibovespa), por outro lado, temos algumas preocupações em relação à crise hídrica e ao ruído político.