A queda da Selic, que impacta investimentos atrelados à taxa de juros, não impede que a renda fixa apresente boas oportunidades para investir neste momento, assim como os fundos multimercados.

Com o olhar de gestores profissionais e foco no médio e longo prazos, investimentos como esses podem trazer retornos atrativos inclusive em momentos de crise. O assunto foi discutido em uma conversa ao vivo nesta terça-feira, 9, entre especialistas do Safra.

Renda fixa

Luis Wetzel, responsável pela mesa de renda fixa e multimercados da Safra Asset, lembrou que a queda nos juros influencia a performance de produtos de renda fixa, mas destacou a importância da gestão profissional para identificar oportunidades. “Nossos fundos não são passivos. Temos famílias que buscam um ganho adicional”, lembrou. 

Entre os produtos de renda fixa, o estrategista Jorge Sá, que mediou a conversa, destacou principalmente a família Safra Top. Além do desempenho positivo no ano passado, a performance também foi favorável nos primeiros seis meses de 2020, com retornos atrativos mesmo em meio a um cenário desafiador para os negócios.

Neste momento, o gestores trabalham com a perspectiva de um cenário de juros e inflação baixos por tempo prolongado. Na próxima semana, o time de Macroeconomia do Safra espera que o Banco Central reduza a Selic de 3,00% a 2,25% e ainda conserve espaço para novos cortes.

Crédito privado

Para Guilherme Humberg, responsável pela mesa de crédito privado da Safra Asset, a principal vantagem de investir com um gestor profissional é ter o acompanhamento diário, que permite substituições quando há oportunidades.

No mercado de crédito privado, os gestores fazem um acompanhamento próximo às empresas, com uma avaliação de crédito dedicada. Humberg lembrou que, neste momento, há fundos com taxas atrativas e que não refletem o risco de crédito das companhias. Muitas das grandes empresas do país, líderes em seus setores, reforçaram seus caixas para enfrentar a crise e estão preparadas para os impactos da pandemia. 

Multimercados

Wetzel acredita que o Brasil se aproxima do pior momento da pandemia e deve sair dela nos próximos meses, retomando lentamente o crescimento econômico. Neste cenário, é fundamental observar quais podem ser as mudanças no comportamento do consumidor. Ações de construtoras e de comércio eletrônico, que devem ser beneficiadas pelo “novo normal”, estão entre as apostas.

O Safra Galileo, um dos fundos mais renomados do mercado, representa a versatilidade dessa classe de investimentos, com ganhos consistentes em cenários distintos, na avaliação dos analistas. “O Galileo reflete a nossa filosofia de investimentos de olhar para o médio e longo prazo”, lembrou Wetzel. 

Para ele, o sucesso do fundo está ligado à revisão diária das teses de investimento feita pelo time da Safra Asset, que garante adaptações ágeis diante de mudanças no cenário econômico.

Veja a conversa completa abaixo: