O comércio de licenças de emissão tem sido um dos pilares da estratégia da Europa para reduzir a produção de gases do efeito estufa.

Mas além de contribuir para que o continente atinja suas metas de sustentabilidade, esse sistema desenvolveu um dos  mercados mais lucrativos da economia sustentável.

Os futuros de créditos de carbono já registram valorização superior a 700% nos últimos seis anos¹, e a tendência de alta deve persistir, com a menor oferta desses créditos nos próximos anos.

Aqui no Brasil, os investidores que desejam ganhar exposição a esses ativos passaram a contar com uma opção de fácil acesso: a família de fundos Safra Direct Carbono.

Como funciona

Anualmente, as empresas dos países que participam de acordos de redução de emissões de carbono recebem licenças de emissão de acordo com o tamanho de sua produção.

Ao longo do ano essas empresas negociam entre si essas permissões, conforme as emissões efetivas de cada uma, para cumprir suas metas de redução de emissões, ou compensar excessos. A estratégia dos fundos Direct Carbono visa  esse mercado, no qual as permissões, ou créditos, são negociadas entre as empresas.

> Abra sua conta no Safra e tenha acesso a investimentos responsáveis

Inicialmente, os fundos investirão no mercado europeu. A Europa é o continente mais avançado nos aspectos de sustentabilidade empresarial e o que  possui regras e penalidades mais severas no caso de descumprimento das metas pré-estabelecidas.

Mas o fundo poderá vir a investir em outros mercados dependendo de como eles evoluírem,  inclusive o mercado voluntário de carbono americano.

Crédito de Carbono

Para entender um pouco mais desse cenário, é importante lembrar as medidas que muitos países têm tomado para reduzir as emissões de gases de efeito de estufa, por exemplo no setor industrial.

O objetivo de promover essa redução de emissões é conter o crescente aumento da temperatura global, cujas consequências vão desde o aumento na intensidade dos eventos meteorológicos, até a desertificação de extensas áreas e a extinção de espécies.

A partir da reunião Rio-92, várias ações foram tomadas, começando com o Protocolo de Kyoto (1997) e culminando com o Acordo de Paris, de 2015. Nesse contexto, a Europa traçou uma trajetória de limites de emissões de GEE. Esses limites são acompanhados de permissões de emissão máxima que são distribuídas entre as empresas e países que participam do sistema europeu.

Cada permissão, ou allowance, equivale à autorização de emissão de uma tonelada de gás carbônico e se constitui em um crédito de carbono. A empresa que exceder o limite de emissão que lhe corresponda precisa recorrer ao mercado de crédito de carbono para não ser financeira e judicialmente penalizada.

Essas negociações são organizadas em torno do EU Emissions Trading System (EU-ETS). O mercado global de carbono movimentou US$ 272 bilhões ou 229 bilhões de euros e o EU-ETS representa 90% desse total, aproximadamente. Em 2020, esse mercado global teve crescimento de 20%.

O dinamismo no mercado de crédito de carbono e a diversidade de investidores é uma forma de estimular as grandes empresas a inovarem e lhes dá tempo para adotar novas tecnologias e processos de produção para diminuir suas emissões de maneira segura e com menos custos para os consumidores e para a economia global.

O Safra oferece duas versões do fundo Direct Carbon, com ou sem variação cambial. No caso do fundo com variação cambial, o risco cambial será apenas do dólar americano, facilitando o entendimento da estratégia pelo investidor brasileiro.

Em ambos os casos, os fundos permitem ao investidor brasileiro ter exposição a um mercado que se tornará cada vez mais importante, especialmente com o foco dos governos nas questões climáticas no caminho para a Conferência do Clima em Glasgow no final de 2021.

Para conhecer mais detalhes sobre o Safra Direct Carbon em reais, confira:

Já para informações adicionais sobre o Safra Direct Carbon em dólares, veja:

Lembrando que o Safra conta com diferentes fundos de investimento com foco nas melhores práticas de governança e responsabilidade socioambiental, como o Safra Impacto ASG.

Converse com nossos especialistas e entenda como construir um portfólio centrado em investimentos responsáveis.

¹Análise realizada pela Safra Asset Management Ltda. com base nos dados disponíveis na plataforma Bloomberg, referente ao período compreendido entre 02/01/15 à 30/06/21.

DIRECT_CARBONO in.jpg

Gestao-de-Recursos-Permanente _1_.pngAvisos: LEIA O FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, A LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS, SE HOUVER, E O REGULAMENTO ANTES DE INVESTIR. O INVESTIMENTO EM FUNDOS NÃO É GARANTIDO PELO ADMINISTRADOR, PELO GESTOR, POR QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU PELO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO – FGC. DESCRIÇÃO DO TIPO ANBIMA DISPONÍVEL NO FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES. Material de divulgação do SAFRA DIRECT CARBONO USD FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO e CNPJ: 37.379.364/0001-34; e do SAFRA DIRECT CARBONO REAIS FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO e CNPJ: 35.712.313/0001-57. Administrador: Safra Serviços de Administração Fiduciária Ltda., CNPJ: 06.947.853/0001-11. Gestor: Safra Asset Management Ltda., CNPJ 62.180.047/0001-31. Distribuidor de Cotas: Banco Safra S.A., CNPJ: 58.160.789/0001-28. Supervisão e fiscalização: a) Comissão de Valores Mobiliários – CVM; b) Serviço de Atendimento ao Cidadão em www.cvm.gov.br. Para mais informações, procure um gerente Safra ou acesse https://www.safra.com.br/investimentos/fundos-de-investimentos/safra-direct-carbono-reais-fi.htm ou https://www.safra.com.br/investimentos/fundos-de-investimentos/safra-direct-carbono-usd-fi-mu.htm. Central de Atendimento Safra: 0300-105-1234 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, exceto feriados). Atendimento a pessoas com necessidades especiais, auditivas e fala/SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor/Proteção de Dados: 0800-772-5755 (atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana). Ouvidoria - Caso já tenha recorrido ao SAC e não esteja satisfeito(a): 0800 770 1236. Atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais Auditivas e de Fala: 08000 727 75 55. De 2ª a 6ª feira, das 09h as 18h, exceto feriados. Ou acesse: www.safra.com.br/atendimento/ouvidoria. Email: safra.asset@safra.com.br.