Como era esperado, o Banco Central decidiu na quarta-feira, 16, seguir com a Selic a 2% ao ano, no menor nível da história. Atualmente, a equipe de Macroeconomia do Safra estima que esse patamar será mantido até pelo menos o fim do ano que vem.

Nesse cenário, cresce a importância de diversificação nos investimentos, já que nosso time de economistas espera hoje que o IPCA tenha uma alta de 3,1% em 2021. Ou seja, para não perder poder de compra, o investidor precisa montar seu portfólio com ativos que tenham potencial de trazer ganhos reais, isto é, acima da inflação.

 
 

Para buscar esse objetivo, nossos especialistas em investimentos recomendam a aplicação em classes mais dinâmicas, como fundos imobiliários e multimercado, mas também reforçam a necessidade de otimizar os investimentos em renda fixa, seja com papéis privados que paguem rendimentos superiores aos dos títulos públicos, seja ajustando os prazos de vencimento.

No Safra, há diversas opções para isso em todas as modalidades de renda fixa: prefixada, pós-fixada ou indexada à inflação.

O banco tem uma área responsável por selecionar com cuidado papéis de empresas que possam adicionar rentabilidade às carteiras dos clientes, como debêntures incentivadas, CRIs e CRAs, produtos isentos de Imposto de Renda.

Saiba mais:
> Cenário mais positivo se desenha com recuo do coronavírus no país
> Confira nossa visão atualizada para a inflação em 2020 e 2021

Além disso, temos títulos bancários, como LFs, CDBs, LCIs e LCAs – estes dois últimos também isentos. Muitos deles são emitidos pelo próprio Safra, trazendo a solidez de uma instituição de mais de 180 anos.

Alguns inclusive podem ser personalizados pela nossa Tesouraria para casar o vencimento e o intervalo de pagamento com as necessidades do investidor. Essa área hoje também coloca à disposição dos clientes a possibilidade de explorar oportunidades na curva de juros, utilizando derivativos com diferentes graus de risco.

Safra Asset

Outro caminho para buscar retornos melhores na renda fixa é investir nos fundos de renda fixa da Safra Asset, contando assim com uma gestão ativa de excelência. Temos em nossas prateleiras vários produtos com focos específicos.

A família Safra Infraestrutura, por exemplo, vai atrás das melhores oportunidades no mercado de debêntures incentivadas e é uma alternativa para a parcela atrelada à inflação das carteiras. Já os fundos Safra Top têm um escopo mais amplo e buscam bater o CDI ao explorar diferentes mercados de renda fixa, com a possibilidade de se alavancar em momentos oportunos.

Todas as opções acima podem ser combinadas para a construção de uma carteira que maximize a relação entre risco e retorno, sem deixar de estar alinhada ao seu perfil e objetivo.