Uso Consciente do Crédito

 

O que é Crédito:
É o meio de obter uma importância em dinheiro para pagamento futuro. São muitas as opções de crédito oferecidas no mercado¹. Conheça abaixo as diversas modalidades e entenda os tipos de créditos mais adequados ao seu perfil. Usando-o da maneira correta, você se aproxima dos seus objetivos de forma planejada sem comprometer sua saúde financeira.

Alternativas de Crédito
As opções mais comuns de crédito são: cheque especial, financiamentos de bens, crédito consignado e cartão de crédito. Compreenda cada modalidade e analise qual possui mais alinhamento aos seus objetivos:

  • Cheque Especial
    É um limite de crédito disponível automaticamente em sua conta corrente, por meio de solicitação e sujeito a análise de crédito. É importante utilizar o limite de cheque especial de forma consciente, ou seja, ele não deve ser incorporado ao seu orçamento mensal.
  • Cartão de Crédito
    Utilizado para efetuar compras de produtos e serviços com pagamento à vista ou parcelado em estabelecimentos comerciais. Esta opção oferece mais praticidade e segurança, além de possibilitar acumular pontos em programas como o Safra Rewards. É importante considerar sempre o pagamento integral da fatura. O pagamento parcial acarreta a incidência de encargos.
  • Financiamentos
    Utilizado para se adquirir um determinado bem, como: veículo, embarcação ou imóvel. Em muitos casos, o bem financiado é usado como garantia do pagamento do financiamento, por esse motivo, as taxas de juros costumam ser menores. Avalie adequadamente as taxas oferecidas antes de realizar a contratação de seu financiamento.
  • Crédito Consignado
    Trata-se de um empréstimo em que as parcelas mensais são debitadas diretamente da sua folha de pagamento. O valor da parcela deve respeitar um percentual do salário. Verifique junto ao seu empregador as regras antes de realizar a contratação..

Mantenha o controle de suas despesas

O Planejamento Financeiro é uma importante ferramenta para controle de suas receitas, como: salário, comissões, rendimentos e toda a forma de geração de receitas pessoais, além da gestão de suas despesas. Ter controle e disciplina de seu orçamento pessoal ou familiar, pode garantir o bom uso das soluções de crédito e permitir o alcance de seus objetivos. 

Apoio:
Banco Central do Brasil
Federação Brasileira de Bancos - Febraban 
Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon

¹ Operações de crédito estão sujeitas à incidência de Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF), conforme legislação vigente¹ Operações de crédito estão sujeitas à incidência de Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF), conforme legislação vigente.