Em outubro, a Carteira de Renda fixa do Safra traz quatro mudanças para a recomendação de ativos. Neste mês, incluímos os papéis de ALGA26 (Algar Telecom), TBLE26 (Engie Brasil), RUMOB3 (Rumo) e XNGU17 (Xingu Rio Transmissão).

Do outro lado, saíram RSAN44 (Corsan), EQUA11 (Equatorial Transmissão), TIET39 (AES Brasil) e RUMOA4 (Rumo).

A carteira deste  mês tem taxa média estimada em IPCA + 4,7% e duration média de 4,6 anos.

O objetivo das alterações é trazer emissores resilientes  e ativos com perspectiva de valorização no mercado secundário.

Além de optarmos por uma diversificação de setores, selecionamos ativos para aumentar o intervalo da duration da carteira.

Para conferir o relatório e a recomendação completa de outubro, clique aqui. 

Em termos setoriais, mantivemos geração e transmissão elétrica, açúcar e álcool, logística. Para outubro, incluímos também o setor de telecomunicação. .

Visão macro
No segundo semestre, a atividade econômica tem sido marcada pela heterogeneidade entre o consumo e a oferta. Por um lado, varejo e serviços mostram recuperação diante do aumento da mobilidade social e controle da pandemia. Por outro, a indústria de transformação continua a enfrentar a falta de insumos, que piorou com o aumento de casos da variante delta na Ásia, acarretando problemas na logística internacional.

A inflação segue alta e gera preocupações com os possíveis impactos no desempenho da economia.

Sobre a Carteira de Renda Fixa Safra
A Carteira de Renda Fixa do Safra é atualizada mensalmente e publicada todo primeiro dia útil do mês.

A carteira é composta por cinco papéis de credito privado como debêntures, CRI e CRA,  e que são selecionados com base na avaliação de crédito do emissor, risco-retorno do título e liquidez no mercado secundário.

Também fazemos uma análise dos setores de exposição da carteira e das curvas de juros que influenciam o mercado de crédito privado, visando obter performance no médio e longo prazo. Nossa intenção é diversificar a carteira em termos de risco, prazo de vencimento e setores.