O mercado de fundos de investimentos tem observado o crescimento dos fundos quantitativos – também chamados de 'fundos quant' –, um processo que utiliza uma série de modelos matemáticos para identificar e operar oportunidades de investimentos com agilidade e em larga escala.

O tema, que já aparece em dimensões maiores ao redor do mundo, começa a ganhar mais expressão no Brasil. Recentemente, anunciamos o Safra Maxwell, nosso fundo quantitativo que opera com a estratégia multimercado macro, podendo atuar com ativos tanto no Brasil quanto no exterior.

O Maxwell, no entanto, é um fundo híbrido. Isso porque ele não delega todas suas decisões aos modelos matemáticos, contando com o expertise da equipe de gestão do Safra para monitorar constantemente o cenário, buscando preservar o capital quando necessário e se antecipar a oportunidades. Fundos com a estratégia multimercado são indicados para todos os perfis de investidores, dos ultraconservadores aos dinâmicos. 

Na prática, um dos principais benefícios do fundo quant é trazer mais ciência às decisões de investimentos, com processos muito bem definidos. Para contar em mais detalhes como o fundo funciona, conversamos com a equipe de gestão do Safra Maxwell.

Confira, abaixo, os principais trechos:

O que é um fundo quantitativo?

Um fundo quantitativo utiliza algoritmos ou modelos, que são regras pré-definidas para analisar grandes bancos de dados, procurando relações históricas entre os ativos para identificar oportunidades de investimentos e operar nesses mercados com mais agilidade.

Estudar séries históricas não é novidade no mercado financeiro. Até mesmo pessoas físicas operam, há anos, observando padrões de preços na tentativa de traçar tendências e consequentemente identificar ineficiências nos mercados.

A novidade do fundo quantitativo está no grande poder de processamento de dados e em automatizar os processos. Os gestores criam diversos algoritmos para identificar essas oportunidades com muito mais velocidade — diariamente, os diferentes modelos usados pelo Maxwell cruzam milhões de informações em todos os mercados, no Brasil e no mundo.

Nossos especialistas explicam que os algoritmos conseguem identificar distorções de preços muito pequenas para um investidor comum encontrar, ou até mesmo para um investidor profissional que não utilize os modelos matemáticos.  Em uma comparação com a economia real, seria semelhante a transformar um processo artesanal da fabricação de um produto em um processo produtivo em larga escala.

O Maxwell é um fundo multimercado. Isso significa que os algoritmos funcionam, ao mesmo tempo, com os mais diferentes ativos financeiros no Brasil e no mundo: câmbio, juros, ações, ouro, entre outros.

> Quer diversificar a sua carteira? Conheça a conta digital de investimentos do Safra

Os algoritmos

Os fundos quantitativos podem apresentar grandes diferenças entre si. Isso porque, além de haver tanto diferenças de estratégias e mercados de atuação, o núcleo de um fundo quantitativo está em seus modelos matemáticos.

E este é um processo dinâmico. São diversos modelos rodando ao mesmo tempo. Nossos gestores explicam que todos os dias eles os revisitam, testam suas hipóteses, atualizam cenários, e trabalham na criação de novos algoritmos. Esse acompanhamento constante é importante porque mudanças de cenário também podem demandar adaptações em como os dados são analisados e interpretados.

Com a utilização de técnicas de machine learning, o modelos “aprendem” ao longo do tempo, tornando-se cada vez mais eficientes e assertivos.

No Maxwell, a maior parte dos modelos têm como base o estudo de comportamento de preços, buscando ativos mal precificados nos mercados. Normalmente, essas distorções são muito pequenas para identificar a olho nu, mas o grande volume de operações permite obter resultados expressivos. 

Atualmente existem muitas outras estratégias que também compõem os modelos do fundo, como a de Valor Relativo, por exemplo, na qual se compara uma série de ativos correlacionados na tentativa de identificar comportamentos que fogem ao padrão histórico.

A equipe de gestão

Pela natureza do fundo quantitativo, que conta com um processo diferente dos fundos tradicionais, a equipe de gestão normalmente também é composta por outras habilidades. No Safra, por exemplo, os especialistas, apesar de terem grande experiência no mercado financeiro, vêm de áreas como a Matemática, com um histórico acadêmico extenso, trazendo no currículo formações com mestrado e doutorado.

É importante lembrar, no entanto, que o Maxwell funciona em um processo híbrido, mesclando o poder dos algoritmos à experiência dos especialistas. Os gestores do Maxwell lembram que os algoritmos não se comportam do mesmo modo sempre, uma vez que os ativos podem fugir de suas tendências históricas a depender de mudanças no cenário.

Isso porque, assim como em outros campos do conhecimento, há um ponto de atenção no uso de dados para o mercado financeiro: nem tudo pode ser medido e transformado em números, assim como há uma dificuldade de as máquinas lidarem com o imponderável, ou seja, com eventos únicos.

Esta é uma das grandes vantagens de o fundo Safra Maxwell ter uma gestão híbrida. Desse modo, a discussão dos especialistas ajuda a mapear eventos disruptivos ou estruturais que podem impactar nos modelos. Na Safra Asset, as decisões são tomadas por um colegiado de gestores, promovendo uma forte troca de visões entre os especialistas dos diferentes fundos da casa.

O fundo quantitativo na pandemia

O investidor experiente sabe a importância de analisar o histórico dos fundos, especialmente nos momentos mais difíceis dos mercados. O Maxwell, apesar de ter um histórico recente, já acumula uma história de sucesso para contar.

No mês de março, quando a crise do novo coronavírus escalou e forçou o fechamento das economias na maior parte do mundo, poucos mercados conseguiram encerrar o mês no positivo. No Brasil, o Ibovespa, principal índice de ações, acumulou forte queda de aproximadamente 30%. O IHFA, índice de referência para fundos multimercados, classe que engloba o Maxwell, caiu mais de 6%. No mesmo período, o fundo quantitativo Maxwell não apenas preservou o capital dos cotistas, como gerou um retorno positivo de 0,74%.

A equipe de gestão explica que as posições em renda variável já vinham sendo reduzidas nos meses anteriores, uma vez que os modelos capturavam uma tendência de volatilidade para os mercados.

Antes do momento mais crítico da pandemia, o fundo já havia montado proteções, com operações vendidas na Bolsa dos Estados Unidos e posições em juros americanos. Ao mesmo tempo, conseguiu gerar ganhos na renda fixa brasileira.

Ao longo do mês, já com os mercados disfuncionais, ou seja, com comportamentos muito distintos dos padrões históricos, os modelos utilizados pelo Maxwell também tiveram importantes ajustes para refletir momentos de crise.

Apesar de o fundo ter recuado 1,1% em setembro, no ano o Maxwell acumula retorno positivo de 4,90%, equivalente a 215,4% do CDI. Em janelas maiores, o fundo também apresenta ganhos, com 7,25% em 12 meses (204,6% do CDI) e 8,82% desde o início (195,1% do CDI), em agosto de 2019.

E daqui pra frente?

A disponibilidade de dados cresce de modo exponencial em todo o mundo. Cada vez mais, os gestores terão à disposição informações que podem gerar novos insights sobre a economia, as empresas e os mais diversos ativos dos mercados financeiros.

A tendência, portanto, é de crescimento e evolução cada vez mais rápida deste mercado e do uso da tecnologia.

Daqui para frente, olhar para a união da tecnologia com a experiência de um time de especialistas se tornará cada vez mais importante. Fundos como o Safra Maxwell se destacam e ganham espaço na carteira dos investidores.

> Para investir no Safra Maxwell Macro, baixe o app e abra a sua conta

Selo-Autorregula-Colorido-01.pngAvisos: leia o formulário de informações complementares, a lâmina de informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir. O investimento em fundos não é garantido pelo administrador, pelo gestor, por qualquer mecanismo de seguro ou pelo fundo garantidor de crédito – FGC. Descrição do tipo Anbima disponível no formulário de informações complementares. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos, taxa de performance e/ou taxa de saída. A comparação dos fundos de investimento e indicadores econômicos é mera referência, e não meta ou parâmetro de performance. Para avaliação da performance é recomendável a análise de, no mínimo, 12 meses. Antes de investir verifique o seu perfil de investidor. Safra Maxwell Macro FIC FI Multimercado, CNPJ: 26.305.892/0001-22. Data de início do fundo: 01/08/2019. Este fundo é destinado aos Investidores em geral. O objetivo do FUNDO é aplicar seus recursos em cotas de FI de classes diversas e/ou cotas de FIC de classes diversas, sem possuir o compromisso de concentração em nenhuma estratégia específica. A tributação aplicável aos COTISTAS do FUNDO, como regra geral, é a seguinte: I - Imposto de Renda Retido na Fonte ("IRRF"): e, por consequência, para fins tributários, o FUNDO poderá obter a classificação de "longo prazo". Assim, os rendimentos auferidos pelo cotista sujeitar-se-ão à tributação pelo IRRF semestralmente (come-cotas). II - Imposto sobre Operações Relativas a Títulos ou Valores Mobiliários ("IOF/Títulos"): incidirá IOF regressivo nas aplicações com prazo inferior a 30 (trinta) dias, conforme tabela anexa ao Decreto n.º 6.306/07 (e alterações posteriores).  Classificação Anbima: Multimercados Livre. Taxa de administração de 2,00 a.a.. Taxa de performance de 20% do que exceder o CDI. Não há Taxa de saída. PL médio dos últimos 12 meses (milhões): R$ 91,23. Não há carência para resgate. Cotização de resgate: Conversão D+31 / Pagamento D+1 após a data da Conversão. Classificação do Produto de Investimento: 7. Principais fatores de risco são relacionados à: LIQUIDEZ: A redução ou inexistência de demanda dos ativos integrantes da carteira do FUNDO nos mercados em que são negociados, no prazo e pelo valor desejado, pode prejudicar a rentabilidade do FUNDO ou dificultar o atendimento dos prazos de resgate estabelecidos; MERCADO INTERNO E EXTERNO e a fatores econômicos e/ou políticos nacionais e internacionais; e CRÉDITO, especialmente quanto ao risco de inadimplemento e oscilações de preço motivadas pelo spread de crédito. Rentabilidade: [...].  Data-base: 31/07/2020. Gestor: Safra Asset Management Ltda. CNPJ/ME: 62.180.047/0001-31. Administrador: Safra Serviços de Administração Fiduciária Ltda. CNPJ/ME: 06.947.853/0001-11. Os serviços de Distribuição e Custódia são prestados pelo Banco Safra S/A, inscrito no CNPJ/ME sob o nº 58.160.789/0001-28. SUPERVISÃO E FISCALIZAÇÃO: Comissão de Valores Mobiliários – CVM. Serviço de Atendimento ao Cidadão em www.cvm.gov.br. Para mais informações, procure um gerente Safra ou acesse o site www.safraasset.com.br. Central de Atendimento Safra: 0300 105 1234. De segunda a sexta-feira, das 08h00 às 21h30, exceto feriados. Atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais Auditivas e de Fala/SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800 772 5755 – Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ouvidoria - caso já tenha recorrido ao SAC e não esteja satisfeito:  0800 770 1236, de seg. a sex. Das 09h às 18h, exceto feriado. Ou acesse: www.safra.com.br/atendimento/Ouvidoria.