Conte com quem tem
segurança e tradição

A Safra Financeira possui mais de 800 mil clientes ativos que se beneficiam da abrangência e disponibilidade de 8 mil correspondentes bancários distribuídos pelo Brasil.

Através de um relacionamento de longo prazo, a Safra Financeira oferece uma série de produtos com a segurança da marca Safra, como Financiamento de Veículos, Seguro Prestamista, Empréstimo com Garantia do Veículo e Empréstimo Consignado para Aposentado, Funcionário Público ou Privado.

Portfólio de produto

Financiamento de veículos e crédito rigorosamente pensados para atender à sua necessidade.

Financiamento de Veículos

A Safra Financeira oferece diversas opções para trocar ou comprar o seu carro novo, usado, nacional ou importado.

Com contratação rápida e sem burocracia, opções de fluxo de pagamentos customizados, adequado às suas necessidades e segurança no processo de financiamento. Não é necessário ser correntista Safra.

Procure o seu gerente de relacionamento ou uma revenda credenciada perto de você e solicite uma simulação de financiamento da Safra Financeira. Para mais informações, acesse o site da Safra Financeira.

Crédito Consignado¹

Linha de crédito pessoal destinada aos beneficiários e aposentados do INSS, e também a funcionários públicos e privados de empresas credenciadas à Safra Financeira. Crédito sem burocracia, taxa de juros mais atrativa² e débitos das parcelas diretamente na folha de pagamento. Não é necessário avalista nem ser correntista Safra.

Se seu empregador é uma empresa credenciada à Safra Financeira ou se você é aposentado ou beneficiário do INSS, procure um Correspondente Safra perto de você e faça uma simulação. Para mais informações, acesse o site Safra Financeira.

¹ Sujeito à análise e aprovação da Safra Financeira, e a incidências tributárias (IOF) conforme legislação vigente.
² Taxa sujeita a variação.

Dúvidas frequentes

Tire suas dúvidas sobre crédito consignado e financiamento de veículos.

O que é Crédito Consignado?

Abrir/Fechar

Trata-se de um empréstimo em que as parcelas mensais são debitadas diretamente da sua folha de pagamento. O valor da parcela deve respeitar um percentual do salário. Verifique junto ao seu empregador as regras antes de realizar a contratação.

Como usar o Crédito de maneira consciente?

Abrir/Fechar

Crédito é o meio de obter uma importância em dinheiro para pagamentos futuros. As opções mais comuns de crédito são cheque especial, financiamentos de bens, crédito consignado e cartão de crédito. Ter controle e disciplina de seu orçamento pessoal e familiar pode garantir o bom uso das soluções de crédito e permitir o alcance de seus objetivos. Por isso, o Planejamento Financeiro é uma importante ferramenta para controle de suas receitas, como: salário, comissões, rendimentos e toda a forma de geração de receitas pessoais, além da gestão de suas despesas.

Quando contratar um Financiamento?

Abrir/Fechar

Financiamentos são usados para se adquirir um determinado bem, como veículo, imóvel, embarcações ou aeronaves. Em muitos casos, o bem financiado é usado como garantia do pagamento do próprio financiamento. Por esse motivo, as taxas de juros costumam ser menores. Avalie adequadamente as taxas oferecidas antes de realizar a contratação de seu financiamento.

É possível fazer portabilidade de um financiamento?

Abrir/Fechar

Sim. Você pode solicitar a transferência de suas operações de crédito de uma instituição financeira para outra, desde que o valor e o prazo da operação na nova instituição não sejam superiores ao saldo devedor e ao prazo remanescente da operação de crédito. Para solicitar a portabilidade de sua operação de crédito, entre em contato com o responsável pelo seu atendimento ou com a Central de Atendimento Safra.

O que é o SCR?

Abrir/Fechar

O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil - SCR é um instrumento de registro e consulta de informações sobre as operações e títulos com características de crédito e respectivas garantias contratados por pessoas físicas e jurídicas perante instituições financeiras no Brasil. Atualmente, são armazenadas no banco de dados do SCR as operações dos clientes com responsabilidade total, igual ou superior a R$ 200,00, a vencer e vencidas, e os valores referentes às fianças e aos avais prestados pelas instituições financeiras a seus clientes.

 

O SCR é alimentado mensalmente pelas instituições financeiras, mediante coleta de informações sobre as operações concedidas, com base no saldo existente no última dia do mês de referência, conforme critérios e metodologia do Banco Central do Brasil, havendo, portanto, lapso temporal entre a remessa dos dados, seu processamento pelo Banco Central do Brasil e sua disponibilização no SCR para consulta.

São registradas no SCR as seguintes operações:

  • Empréstimos e financiamentos;
  • Adiantamentos;
  • Operações de arrendamento mercantil;
  • Coobrigações e garantias prestadas;
  • Compromissos de crédito não canceláveis;
  • Operações baixadas como prejuízo e créditos contratados com recursos a liberar;
  • Demais operações que impliquem risco de crédito.

Finalidade do SCR

  • Permitir aos clientes das Instituições Financeiras o acompanhamento das informações de suas operações de crédito que estão sujeitas ao registro no SCR, trazendo maior transparência sem desrespeitar o sigilo bancário;
  • Permitir ao Banco Central do Brasil obter informações mais precisas e sistemáticas para a supervisão das operações de crédito praticadas pelas Instituições Financeiras autorizadas, com o propósito de oferecer maior credibilidade e segurança ao público usuário de serviços e produtos destas instituições;


- Permitir às Instituições Financeiras uma melhor avaliação da capacidade de pagamento dos seus clientes, mantendo mecanismos que possibilitem decisões de crédito com maior segurança e precisão, além da possibilidade de praticar taxas de juros adequadas ao perfil de crédito dos seus clientes através de uma análise individualizada. As Instituições Financeiras somente poderão consultar as informações mediante a prévia autorização do cliente.

O SCR pode ser consultado pelos próprios clientes, pelo Banco Central do Brasil e pelas instituições financeiras, desde que tenham autorização prévia e específica dos clientes.

A forma mais fácil de acessar o SCR é por meio do Registrato – Extrato do Registro de Informações no Banco Central. O Registrato é um sistema que fornece para o cidadão informações disponíveis em cadastros administrados pelo Banco Central do Brasil.

Alternativamente, o relatório do SCR pode também ser fornecido pelas Centrais de Atendimento ao Público do Banco Central, pessoalmente, ou por correspondência, conforme orientações disponíveis na página na internet deste órgão: www.bcb.gov.br, em “Perfis > Cidadão > Cadastros, sistemas e certidão negativa > Formulários e orientações para acesso aos relatórios individuais no Banco Central".

As informações remetidas para fins de registro no SCR são de exclusiva responsabilidade das instituições financeiras, inclusive no que diz respeito às inclusões, às correções, às exclusões, às marcações sub judice e ao registro de medidas judiciais e de manifestações de discordância apresentadas pelos contratantes. Assim, somente a instituição responsável pela inclusão da informação no SCR pode alterá-la ou excluí-la.

Se o cliente identificar divergências nas suas informações divulgadas no SCR, deverá, em primeiro lugar, solicitar a retificação dos dados junto à instituição responsável pela informação.

Os clientes do Grupo Safra poderão utilizar a Central de Atendimento Safra, para realizar seus pedidos de forma fundamentada. Caso não haja entendimento entre as partes, o Cliente poderá registrar uma reclamação na Central de Atendimento ao Público do Banco Central do Brasil.

O cliente poderá, ainda, caso não esteja satisfeito com as providências acima mencionadas, buscar em juízo a correção de eventuais divergências em seus dados, por meio de ação judicial.

 

 

Como funciona a Liquidação Antecipada das operações de crédito?

Abrir/Fechar

É direito do cliente a liquidação antecipada de seu débito, com a redução proporcional dos juros e demais acréscimos, cujos cálculos serão realizados nos termos da Resolução 3.516/2007 do Conselho Monetário Nacional. Nos Contratos de Arrendamento Mercantil (Leasing), a liquidação antecipada pode ser realizada após decorridos os prazos mínimos para caracterização de uma operação de arrendamento mercantil (no caso de veículos leves, após decorridos 24 meses de vigência da operação).

Para solicitar o saldo devedor para liquidação antecipada de parcelas ou de contratos, ou para obter mais informações, entre em contato com seu Gerente de relacionamento ou com a Central de Atendimento Safra.

O que é Custo Efetivo Total (CET) de uma operação?

Abrir/Fechar

Custo Efetivo Total (CET) é a taxa que considera todos os encargos e despesas    incidentes nas operações de crédito e de arrendamento do mercado financeiro. O principal custo de operações de crédito é a taxa de juros cobrada pela instituição financeira. Antes de contratar uma operação de crédito, informe-se sobre os CETs.

Podemos ajudar você com
alguma outra dúvida?

Para mais informações de nossos produtos, fale com seu gerente de relacionamento Safra. Estamos à disposição sempre que precisar.