Buscar Buscar

O que é a Safra Financeira?

A Safra Financeira oferece uma série de produtos com a segurança da marca Safra, como Financiamento de Veículos, Seguro Prestamista, Empréstimo com Garantia do Veículo e Crédito Consignado.

icon-customer.svg

800 mil clientes ativos

icon-custo.svg

8 mil correspondentes bancários

Para fazer uma simulação, você não precisa ser
correntista Safra. Basta clicar aqui.

O que você procura?

Financiamento de veículos

Agilidade na análise de crédito para você escolher seu veículo novo ou usado com diversas opções de pagamento e taxas diferenciadas para correntistas e não correntistas*.

Saiba mais

Crédito Consignado

O crédito consignado é um empréstimo* no qual o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento, do benefício da aposentadoria ou pensão.

Saiba mais

Empréstimo Saque Aniversário FGTS

Utilize o saldo disponível na(s) conta(s) vinculada(s) do FGTS como garantia para a contratação* de um empréstimo. Aproveite taxas atrativas e parcelas com pagamento anual.

Saiba mais

*Todas as operações estão sujeitas à análise e aprovação de crédito, garantias e demais condições do produto.

Serviços rápidos

icon-barcode.svg

2a via de boletos

icon-cash.svg

Consulta de saldo devedor

Polaris-icon-Major-Mono-Replace_-1.png

Substituição de garantia

icon-checklist.svg

Acesse seu contrato

Acesse aqui

Dúvidas frequentes

O que é um financiamento?

Abrir/Fechar

Financiamento é uma operação que consiste na liberação de um determinado valor, por parte de instituições financeiras, para que o solicitante realize algum investimento específico previamente acordado. Esse investimento pode ser a compra de um veículo ou de um imóvel, por exemplo. Na Safra Financeira você conta com diversas condições de financiamento e planos de pagamento. Converse com o responsável pelo seu atendimento e entenda quais são as melhores soluções para você.

O que é crédito consignado?

Abrir/Fechar

O crédito consignado é um empréstimo* no qual o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento, do benefício da aposentadoria ou pensão. Essa modalidade é destinada a aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos ou empregados da iniciativa privada, cujo órgão ou empresa empregadora possua convênio ativo com o Safra.

O que é o Empréstimo Saque Aniversário FGTS?

Abrir/Fechar

 

O trabalhador que optar pelo saque aniversário e possuir saldo disponível em sua(s) conta(s) vinculada(s), ativa(s) ou inativa(s), do FGTS, pode sacar parte desse saldo, anualmente, no mês de seu aniversário. 

Essa nova modalidade de crédito possui taxa de juros atrativa e permite a utilização desses recursos como garantia na contratação de empréstimo no valor de até 05 (cinco) parcelas anuais do saque aniversário. O pagamento é anual e mediante o débito direto na(s) conta(s) vinculada(s) do FGTS.

 

Como utilizar o crédito de maneira consciente?

Abrir/Fechar

É importante entender quais são seus objetivos ao contratar uma operação de crédito. Controle e disciplina em relação ao seu orçamento são fundamentais para que realize seus sonhos. Um bom planejamento financeiro pode garantir que o crédito seja aliado à construção e zelo de seu patrimônio. Converse com o responsável pelo seu atendimento e entenda quais são as melhores soluções para você.

Quando contratar um financiamento?

Abrir/Fechar

Financiamentos são usados para aquisição de um determinado bem, como veículo ou imóvel. Em muitos casos, o bem financiado é usado como garantia do pagamento do próprio financiamento. Por esse motivo, as taxas de juros costumam ser menores. Avalie adequadamente as taxas oferecidas antes de realizar a contratação de seu financiamento.

É seguro fazer um financiamento com o Safra?

Abrir/Fechar

Sim. No Safra você conta com especialistas que te ajudam a entender as melhores soluções de acordo com seus objetivos, analisando, criteriosamente, seu perfil e riscos. Além disso, oferecemos diversas opções de pagamento para que o financiamento se adeque às suas necessidades, sem interferir nos seus investimentos, nem tocar no seu patrimônio.

Como quitar um financiamento de veículo?

Abrir/Fechar

Você pode realizar a quitação de um contrato de financiamento de veículo a qualquer momento. Basta entrar em contato com a instituição financeira responsável por seu contrato e solicitar o valor restante com juros e impostos corrigidos.

O que é SCR?

Abrir/Fechar

O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil - SCR é um instrumento de registro e consulta de informações sobre as operações e títulos com características de crédito e respectivas garantias contratados por pessoas físicas e jurídicas perante instituições financeiras no Brasil. Atualmente, são armazenadas no banco de dados do SCR as operações dos clientes com responsabilidade total, igual ou superior a R$ 200,00, a vencer e vencidas, e os valores referentes às fianças e aos avais prestados pelas instituições financeiras a seus clientes.

O SCR é alimentado mensalmente pelas instituições financeiras, mediante coleta de informações sobre as operações concedidas, com base no saldo existente no última dia do mês de referência, conforme critérios e metodologia do Banco Central do Brasil, havendo, portanto, lapso temporal entre a remessa dos dados, seu processamento pelo Banco Central do Brasil e sua disponibilização no SCR para consulta.

São registradas no SCR as seguintes operações:

  • Empréstimos e financiamentos;
  • Adiantamentos;
  • Operações de arrendamento mercantil;
  • Coobrigações e garantias prestadas;
  • Compromissos de crédito não canceláveis;
  • Operações baixadas como prejuízo e créditos contratados com recursos a liberar;
  • Demais operações que impliquem risco de crédito.

Finalidade do SCR

  • Permitir aos clientes das Instituições Financeiras o acompanhamento das informações de suas operações de crédito que estão sujeitas ao registro no SCR, trazendo maior transparência sem desrespeitar o sigilo bancário;;
  • Permitir ao Banco Central do Brasil obter informações mais precisas e sistemáticas para a supervisão das operações de crédito praticadas pelas Instituições Financeiras autorizadas, com o propósito de oferecer maior credibilidade e segurança ao público usuário de serviços e produtos destas instituições;
  • Permitir às Instituições Financeiras uma melhor avaliação da capacidade de pagamento dos seus clientes, mantendo mecanismos que possibilitem decisões de crédito com maior segurança e precisão, além da possibilidade de praticar taxas de juros adequadas ao perfil de crédito dos seus clientes através de uma análise individualizada. As Instituições Financeiras somente poderão consultar as informações mediante a prévia autorização do cliente.

 

O SCR pode ser consultado pelos próprios clientes, pelo Banco Central do Brasil e pelas instituições financeiras, desde que tenham autorização prévia e específica dos clientes.

A forma mais fácil de acessar o SCR é por meio do Registrato – Extrato do Registro de Informações no Banco Central. O Registrato é um sistema que fornece para o cidadão informações disponíveis em cadastros administrados pelo Banco Central do Brasil.

Alternativamente, o relatório do SCR pode também ser fornecido pelas Centrais de Atendimento ao Público do Banco Central, pessoalmente, ou por correspondência, conforme orientações disponíveis na página na internet deste órgão: www.bcb.gov.br, em “Perfis > Cidadão > Cadastros, sistemas e certidão negativa > Formulários e orientações para acesso aos relatórios individuais no Banco Central".

As informações remetidas para fins de registro no SCR são de exclusiva responsabilidade das instituições financeiras, inclusive no que diz respeito às inclusões, às correções, às exclusões, às marcações sub judice e ao registro de medidas judiciais e de manifestações de discordância apresentadas pelos contratantes. Assim, somente a instituição responsável pela inclusão da informação no SCR pode alterá-la ou excluí-la.

Se o cliente identificar divergências nas suas informações divulgadas no SCR, deverá, em primeiro lugar, solicitar a retificação dos dados junto à instituição responsável pela informação.

Os clientes do Grupo Safra poderão utilizar a Central de Atendimento Safra, para realizar seus pedidos de forma fundamentada. Caso não haja entendimento entre as partes, o Cliente poderá registrar uma reclamação na Central de Atendimento ao Público do Banco Central do Brasil.

O cliente poderá, ainda, caso não esteja satisfeito com as providências acima mencionadas, buscar em juízo a correção de eventuais divergências em seus dados, por meio de ação judicial.

O que é Custo Efetivo Total (CET) de uma operação?

Abrir/Fechar

Custo Efetivo Total (CET) é a taxa que considera todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito e de arrendamento do mercado financeiro. O principal custo de operações de crédito é a taxa de juros cobrada pela instituição financeira. Antes de contratar uma operação de crédito, informe-se sobre os CETs.

Fotografia fachada prédio Safra

Soluções para você

Confira as possibilidades de crédito que o Safra oferece para você e suas necessidades

Saiba mais

Precisa de mais
informações?

Clique aqui e entre em contato conosco por meio de um dos nossos canais.