Buscar Buscar
safra-renda-variavel-fundos-investimentos-header-lg.jpg

Fundos de Investimentos

Gestão ativa
e portfólio diverso

Conte com especialistas Safra para cuidar do seu patrimônio
Abra sua conta

O que são Fundos
de Investimentos?

Os Fundos de Investimentos são produtos em que investidor permite que uma equipe de gestão invista seu recurso em diversos produtos do mercado, como títulos de Renda Fixa, Renda Variável e moedas. A administração e gestão é feita pela Asset Management do Safra ou por outras gestoras de recursos. 

Existem fundos de Renda Fixa, de Ações, cambiais e multimercado. A variedade nos tipos de fundos possibilita ao investidor ter uma carteira diversificada, com ativos selecionados após análise criteriosa da nossa equipe de gestão.

Para escolher um fundo que atenda às suas necessidades, conte com orientações dos nossos especialistas. Temos um portfólio completo de fundos para compor sua carteira de investimentos.

Nossa performance é destacada pela Fitch Ratings, com gestão “excelente” dada pela empresa. A credibilidade do grupo faz com que mais de R$ 95 bilhões estejam sob nossa gestão em fundos de investimentos e carteiras administradas.

Como funciona um fundo de investimento

Um Fundo de Investimento tem uma equipe de gestores que avalia cada cenário do mercado, definindo a estratégia da carteira de acordo com os objetivos dos investidores e metas do fundo. Portanto, cabe aos gestores definir as compras e vendas dos ativos que compõem o fundo.

A administração, venda de cotas e custódia do fundo são feitas por nós, que cuidamos da estratégia diariamente, nos responsabilizando também pela criação das regras do fundo e divulgação de resultados aos investidores.

Como custodiante, somos responsáveis pelos dados e envio de informações do fundo aos seus cotistas, respondendo pela liquidação, registro e exercício das obrigações e dos direitos de cada ativo em que um fundo investe.

O investidor não compra diretamente os ativos que compõem a carteira do fundo de investimento, mas sim as cotas do fundo.

Apenas nossos clientes têm acesso aos Fundos de Investimentos do Safra. Cada fundo apresenta um objetivo distinto, sendo indicado para um perfil de investidor específico. Por isso, converse com um de nossos especialistas para saber qual o melhor fundo disponível para seus objetivos.

Tipos de fundos de investimento

Os Fundos de Investimentos são divididos em quatro tipos. São eles:

Fundos multimercado

São fundos que não têm um foco específico em uma categoria, podendo investir em títulos de Renda Fixa, Renda Variável e moedas, com liberdade de escolha entre elas. Por apresentar possibilidades diversas, esse tipo de fundo possui estratégias variadas.

Fundos cambiais

São compostos por, no mínimo, 80% de investimentos em moedas estrangeiras, como dólar e euro.

Fundos de Renda Fixa

São fundos que investem em títulos de Renda Fixa, tais como CDB (Certificado de Depósito Bancário), Tesouro Direto, LCI (Letras de Crédito Imobiliário), LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) ou Debêntures.

Fundos de Ações

São fundos que investem em ativos de Renda Variável, como Ações, certificado de depósito de ações e cotas de fundos de ações. Pelo menos 67% da carteira deve estar em aplicações de Renda Variável.

Vantagens

Confira algumas vantagens para quem investe em um fundo de Investimentos:


gestao.svg

Gestão ativa e profissional

Nossos especialistas avaliam criteriosamente o cenário macroeconômico e identificam oportunidades de investimentos.

estrategias.svg

Estratégias avançadas

Equipes altamente qualificadas que analisam, diariamente, os ativos que compõem os fundos, bem como seus riscos e resultados.

diversificaç╞o.svg

Diversificação de ativos

Com apenas uma aplicação, você tem acesso aos ativos que compõem determinado fundo.

reducao.svg

Divisão dos custos de investimento

Como um fundo permite a participação de diversos cotistas, os custos de se investir nos mercados é dividido entre todos.

gestao.svg Gestão ativa e profissional

Abrir/Fechar

Nossos especialistas avaliam criteriosamente o cenário macroeconômico e identificam oportunidades de investimentos.

estrategias.svg Estratégias avançadas

Abrir/Fechar

Equipes altamente qualificadas que analisam, diariamente, os ativos que compõem os fundos, bem como seus riscos e resultados.

diversificaç╞o.svg Diversificação de ativos

Abrir/Fechar

Com apenas uma aplicação, você tem acesso aos ativos que compõem determinado fundo.

reducao.svg Divisão dos custos de investimento

Abrir/Fechar

Como um fundo permite a participação de diversos cotistas, os custos de se investir nos mercados é dividido entre todos.

Tributação em fundo de investimento

A tributação dos fundos de investimento varia de acordo com suas características. Nos Fundos de Ações, o Imposto de Renda é cobrado apenas no resgate das cotas, e a alíquota é de 15% do rendimento bruto obtido, independentemente do tempo que o cotista mantiver a aplicação.

Fundos de curto prazo

São considerados de curto prazo os fundos que têm títulos com prazo médio igual ou menor que 365 dias, acompanhando a tabela regressiva de IR.

 
Prazo Aliquota
Até 180 dias 22,5%
De 181 até 360 dias 20%

Fundos de longo prazo

São considerados de longo prazo os fundos que têm títulos com prazo médio igual ou maior que 365 dias. A alíquota segue a tabela regressiva de IR.

 
Prazo Aliquota
Até 180 dias 22,5%
De 181 até 360 dias 20%
De 361 até 720 dias 17,5%
Acima de 720 dias 15%

Taxas

Os fundos apresentam duas taxas aos seus cotistas, uma de administração, em que é cobrado um percentual anual sobre o patrimônio do fundo e outra de performance, que só existe quando o fundo supera as metas estipuladas de acordo com seu indicador de referência (benchmark).

Come-cotas

O come-cotas é um regime de tributação que recolhe o Imposto de Renda dos fundos a cada seis meses, no último dia útil dos meses de maio e novembro. Ele incide sobre o rendimento obtido pelo fundo no período. Não há come-cotas em fundos de ações e em fundos constituídos sob a forma de condomínio fechado, porém, nas demais modalidades, é cobrado o menor valor da alíquota do fundo. Ou seja, 20% nos fundos de curto prazo e 15% nos fundos de longo prazo.

Diferenciais

Nossos grade de Fundos de Investimentos apresentam produtos diversificados para você compor sua Carteira de Investimentos. Além disso, você tem acesso aos fundos renomados do Safra que possuem trajetórias de sucesso e valorizam o patrimônio de cada cliente com um olhar criterioso voltado para o futuro.

No Safra, buscamos um relacionamento de longo prazo com você, para aliar investimentos de acordo com seus objetivos de vida.

Amplie seu patrimônio com um grupo que tem história no mercado financeiro. Invista Safra.

Fotografia fachada prédio Safra

Quer investir?
Abra sua conta

O Safra possui especialistas para te apresentar as melhores soluções de investimento para seu perfil e objetivo de vida.

Abra sua conta