safra-renda-variavel-fundos-investimentos-header-lg.jpg

Fundos de Investimentos

Gestão ativa
e portfólio diverso

Conte com especialistas Safra para cuidar do seu patrimônio
Abra sua conta

O que são Fundos
de Investimentos?

Fundos de investimentos oferecem ao investidor a oportunidade de investir em diferentes ativos em um único produto. Fundos são investimentos que reúnem recursos de diferentes pessoas, sejam físicas ou jurídicas, onde uma gestão especializada e profissional selecionará os ativos dentro de cada estratégia. Investidores que optam por fundos de investimentos são chamados cotistas.

Ao optar por Fundos de Investimentos, no Brasil, o cotista possui as seguintes classes de ativos à sua disposição: Títulos de Renda Fixa, Ações, Fundos Cambiais, Multimercado e Fundos de Investimentos Imobiliários.

Uma das maiores vantagens em investir em fundos, além da eficiência para o investidor ao dividir os custos ente todos os cotistas, é poder contar com a comodidade de uma gestão especializada e profissionais que acompanham de perto os mercados e o cenário macroeconômico.

No Safra você conta com um portfólio completo de fundos para compor sua carteira de investimentos. Conte com a credibilidade de um Grupo com mais de R$ 106 bilhões sob gestão* em fundos de investimentos e carteiras administradas.

Veja nossa lista de fundos

 

*Fonte: Ranking de Gestores Anbima - Fevereiro de 2021

Como funcionam os Fundos de Investimentos?

Os recursos aplicados em fundos de investimentos são alocados por um gestor especialista no mercado. A seleção dos ativos de cada fundo deriva de uma série de análises de cenário macroeconômico e preços.

Ao optar por fundos, o investidor passa a deter cotas, que terão sua variação de acordo com a cesta de ativos selecionada pelo gestor. Independentemente do montante aplicado, cada cotista terá a mesma rentabilidade dos demais.

No Banco Safra, você conta com todas as modalidades de fundos e especialistas que cuidam da estratégia, regras e divulgação de resultados de cada produto de nosso portfólio.

Tipos de Fundos de Investimentos

Fundos Multimercado

Fundos com maior liberdade de investimentos. Essa classe de ativos, na maioria das vezes, é utilizada para atuar de forma simultânea e diversificada em diferentes mercados: renda fixa local e internacional, renda variável local e internacional, moedas, commodities, derivativos, entre outros.

Saiba mais

Fundos de Renda Fixa

Fundos que investem em títulos de Renda Fixa, tais como CDB (Certificado de Depósito Bancário), Títulos Públicos (Pós-fixados, Prefixados e de inflação), LCI (Letras de Crédito Imobiliário), LCA (Letras de Crédito do Agronegócio), Debêntures e Notas Promissórias.

Saiba mais

Fundos Cambiais

São compostos por, no mínimo, 80% de investimentos em moedas estrangeiras, como dólar e euro. São recomendados para garantir o poder de compra do investidor em alguma moeda estrangeira, protegendo sua carteira contra variações que essas moedas possam sofrer.

Saiba mais

Fundos de Ações

Investem em ativos de Renda Variável, como ações e cotas de fundos de ações de diferentes maneiras a depender de sua estratégia. Pelo menos 67% da carteira deve estar em aplicações de Renda Variável.

Saiba mais

Fundos Imobiliários

Aplicam seu patrimônio apenas no setor imobiliário, seja por meio de empreendimentos ou títulos. Os FII, como são chamados, são negociados na Bolsa de Valores, assim como as ações.

Saiba mais

Previdência

Os fundos de Previdência oferecem ao investidor todos os benefícios de se investir em fundos de investimentos por meio de planos de previdência.

Saiba mais

Vantagens

Confira algumas vantagens para quem investe em um fundo de Investimentos:


gestao.svg

Gestão ativa e profissional

Nossos especialistas avaliam criteriosamente o cenário macroeconômico e identificam oportunidades de investimentos.

estrategias.svg

Estratégias avançadas

Equipes altamente qualificadas que analisam, diariamente, os ativos que compõem os fundos, bem como seus riscos e resultados.

diversificaç╞o.svg

Diversificação de ativos

Com apenas uma aplicação, você tem acesso aos ativos que compõem determinado fundo.

reducao.svg

Divisão dos custos de investimento

Como um fundo permite a participação de diversos cotistas, os custos de se investir nos mercados é dividido entre todos.

gestao.svg Gestão ativa e profissional

Abrir/Fechar

Nossos especialistas avaliam criteriosamente o cenário macroeconômico e identificam oportunidades de investimentos.

estrategias.svg Estratégias avançadas

Abrir/Fechar

Equipes altamente qualificadas que analisam, diariamente, os ativos que compõem os fundos, bem como seus riscos e resultados.

diversificaç╞o.svg Diversificação de ativos

Abrir/Fechar

Com apenas uma aplicação, você tem acesso aos ativos que compõem determinado fundo.

reducao.svg Divisão dos custos de investimento

Abrir/Fechar

Como um fundo permite a participação de diversos cotistas, os custos de se investir nos mercados é dividido entre todos.

Como investir em fundos no Safra?

Você pode realizar aplicações pelo Internet Banking, pelo app Safra ou consultando seu gerente.

Verifique seu perfil de investidor

Consulte os fundos que mais se adequam ao seu perfil

Invista pelo canal que preferir

Tributação em fundo de investimento

A tributação de fundos varia de acordo com suas características. Veja:

Fundos de curto prazo

Fundos que têm títulos com prazo médio igual ou menor que 365 dias, acompanhando a tabela regressiva de IR.

 
Prazo IR (%)
Até 180 dias 22,5%
Acima de 180strong> dias 20%

Fundos de longo prazo

Fundos que têm títulos com prazo médio igual ou maior que 365 dias. A alíquota segue a tabela regressiva de IR.

 
Prazo IR (%)
Até 180 dias 22,5%
De 181 até 360 dias 20%
De 361 até 720 dias 17,5%
Acima de 720 dias 15%

 

IOF

O IOF-TVM incidirá a alíquotas regressivas, sendo reduzido a zero caso o resgate ocorra a partir do 30º dia de efetiva aplicação.

 

Fundos de ações

Fundos que investem pelo menos 67% dos recursos em ações contam com regime de tributação específico, estando sujeitos à tributação de IRRF exclusivamente no resgate das cotas (sem come-cotas), à alíquota de 15%. O resgate de cotas de fundos de investimento em ações está sujeito à alíquota zero de IOF-TVM.

Taxas

Os fundos apresentam algumas taxas aos seus cotistas: saída, distribuição, custódia, taxa de administração e taxa de performance. No Safra, você pode analisar todos os documentos e taxas de cada fundo antes de concluir qualquer operação.

Come-cotas

O come-cotas é um regime de tributação que recolhe o Imposto de Renda dos fundos a cada seis meses, no último dia útil dos meses de maio e novembro. Ele incide sobre o rendimento obtido pelo fundo no período. Não há come-cotas em fundos de ações e em fundos constituídos sob a forma de condomínio fechado, porém, nas demais modalidades, é cobrado o menor valor da alíquota do fundo. Ou seja, 20% nos fundos de curto prazo e 15% nos fundos de longo prazo.

Dúvidas frequentes

Quais são os riscos envolvidos em investir em Fundos de Investimentos?

Abrir/Fechar

Todos os fundos disponibilizados precisam ser registrados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), portanto, antes de investir, é possível consultar as informações regulatórias do fundo escolhido. No Safra, você pode pode conferir todas as documentações obrigatórias de todos os fundos, bem como histórico de rendimento, características e informações complementares. Acesse aqui todas as opções, selecione o fundo que deseja e, em seguida, clique em "Conheça mais".

Como escolher o fundo mais adequado para o meu perfil?

Abrir/Fechar

O fundo de investimento mais adequado para você depende de seus objetivos e perfil de investidor. Existem tipos de fundos com objetivos voltados para curto, médio ou longo prazo, além de também estarem disponíveis para investidores de todos os perfis. Antes de escolher entre as opções, avalie, por exemplo, os riscos do fundo, prazo para resgate, histórico de rentabilidade e aplicação inicial.

Fundos Imobiliários são considerados Fundos de Investimento?

Abrir/Fechar

Sim. Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) são baseados no mesmo formato de outros fundos: reunir cotistas para aplicações em comum. Os FIIs, todavia, apresentam algumas particularidades. Saiba mais aqui.

Como investir em fundos pelo Safra?

Abrir/Fechar

Para investir em fundos no Safra, basta abrir sua conta, verificar seu perfil de investidor, consultar os fundos que mais se adequam ao seu perfil e aplicar. Você pode realizar aplicações pelo Internet Banking, pelo app Safra ou consultando seu gerente. Confira aqui todos os fundos disponíveis.

Quem possui investimentos em fundos precisa declarar IR?

Abrir/Fechar

Sim. ​É preciso declarar qualquer saldo maior que R$ 140,00 em 31 de dezembro do ano correspondente ao da declaração. No momento de realizar a declaração, fique atento: cada tipo de fundo possui um código e uma tributação diferente.

Abra sua conta.jpg

Quer investir? Abra sua conta

O Safra possui especialistas para te apresentar as melhores soluções de investimento para seu perfil e objetivo de vida.

Abra sua conta

AVISOS: LEIA O FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES, A LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS, SE HOUVER, E O REGULAMENTO ANTES DE INVESTIR. O INVESTIMENTO EM FUNDOS NÃO É GARANTIDO PELO ADMINISTRADOR, PELO GESTOR, POR QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU PELO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO - FGC. DESCRIÇÃO DO TIPO ANBIMA DISPONÍVEL NO FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES. SUPERVISÃO E FISCALIZAÇÃO: a. Comissão de Valores Mobiliários - CVM. b. Serviço de Atendimento ao Cidadão em www.cvm.gov.br. Para mais informações procure um gerente Safra ou acesse o site: www.safrasset.com.br. Central de Atendimento Safra: 0300 105 1234, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 19h, exceto feriados. Atendimento aos portadores de necessidades especiais, auditivas e fala / SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor/Proteção de dados: 0800 772 5755, atendimento 24h por dia, 7 dias por semanas.Ouvidoria - Caso já tenha recorrido ao SAC e não esteja satisfeito(a): 0800 770 1236. Atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais Auditivas e de Fala: 0800 727 75 55. De 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h, exceto feriados. Ou acesse www.safra.com.br.

A instituição é remunerada pela distribuição do produto. Para maiores detalhes, consulte o documento disponível em clique aqui.