O Banco Central do Brasil continua em destaque na semana que se inicia. Isso porque os investidores irão monitorar a Ata do Copom e o Relatório de Inflação da instituição, em busca de mais detalhes sobre a postura da autoridade monetária. Além disso, estão previstos novos dados de emprego.

Saiba mais:
> Primeiros Passos: Veja nosso e-book para começar na renda variável
> Acompanhe as análises do Safra em nosso canal no Telegram
Baixe o app e abra a sua conta no Safra

No exterior, teremos números de inflação nos Estados Unidos e na Zona do Euro. O mercado também acompanhará declarações de presidentes de bancos centrais no evento anual promovido pelo Banco Central Europeu (BCE).

Veja a seguir o que acompanhar nos próximos dias.

Segunda-feira: Focus

Os investidores iniciam a semana de olho no Relatório Focus, que pode repercutir as recentes sinalizações sobre a política monetária do BC.

As projeções do mercado para a Selic, por exemplo, vêm aumentando. Na última edição, o documento trazia uma mediana de 8,25% ao ano para o fim de 2021, e 8,50% para o fim de 2022.

No exterior, o governo dos Estados Unidos informa o total de novas encomendas de bens duráveis registradas no país em agosto.

Terça-feira: Ata do Copom

O destaque do dia é a divulgação da Ata do Copom, que pode revelar mais detalhes sobre a postura do BC em relação ao aumento de juros para controlar a inflação.

Também há expectativa para os novos dados do Caged. A previsão do Safra é de geração líquida de 313 mil postos de trabalho com carteira assinada em agosto.

Lá fora, o mercado acompanha o levantamento mensal de confiança do consumidor realizado pelo Conference Board nos Estados Unidos. Na Europa, a presidente do BCE, Christine Lagarde, dá início ao fórum anual sobre bancos centrais.

Quarta-feira: BCs em foco

O dia mais importante do fórum, com a participação de Andrew Bailey, Haruhiko Kuroda e Jerome Powell, presidentes dos bancos centrais de Inglaterra, Japão e Estados Unidos, respectivamente.

À noite, serão conhecidos números importantes na Ásia. O Japão solta dados de agosto sobre a indústria e o varejo, enquanto na China temos o PMI industrial de setembro estimado pelo Caixin.

Quinta-feira: Pnad Contínua

O BC irá divulgar o seus Relatório de Inflação referente ao 3º trimestre, com detalhes sobre as projeções da instituição.

Destaque ainda para o resultado primário do governo central, que reúne as contas do Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central. A previsão do mercado é de déficit em agosto.

E atenção para os dados da Pnad Contínua. O Safra espera que a taxa de desemprego no trimestre encerrado em julho caia para 14,0%.

Lá fora, destaque para a taxa de desemprego verificada na Zona do Euro em agosto. Também teremos as novas estimativas do PIB do Reino Unido e dos Estados Unidos no 2º trimestre de 2021. E os investidores monitoram os dados semanais de seguro-desemprego nos Estados Unidos.

Sexta-feira: Inflação americana

O mercado repercute o PMI industrial da Markit para economias ao redor do mundo, inclusive do Brasil em setembro. Nos Estados Unidos, isso se soma ao PMI industrial calculado pelo ISM.

O dia também prevê números importantes de inflação. Nos Estados Unidos, será informada a variação do PCE em agosto. O índice é o preferido pelo Fed para avaliar o comportamento dos preços. O Safra estima desaceleração para 0,3%, com 4,1% em 12 meses. Além disso, sai a prévia da inflação na Zona do Euro observada em setembro.

Aqui no Brasil, temos o resultado da balança comercial verificado no mês de setembro.