Ontem tivemos um dia de recuperação após as perdas de segunda-feira, com destaque para as ações da Petrobras (PETR4) e da Eletrobras (ELET6). A petroleira devolveu parte do forte recuo registrado na véspera, e a estatal de energia elétrica disparou com a expectativa dos investidores de que o seu processo de privatização avance em Brasília.

A alta do Ibovespa esteve descolada do mercado nos Estados Unidos, onde os índices de ações passaram boa parte do dia em território negativo. O movimento de cautela por lá está relacionado ao cenário de juros mais elevados projetado por parte do mercado.

Isso vem afetando principalmente os papéis ligados ao setor de tecnologia e chegou a provocar um recuo de quase 4% no Nasdaq ontem. No entanto, as quedas no mercado americano foram suavizadas após o discurso de Jerome Powell.

O presidente do Fed reafirmou ontem que os níveis dos preços e do emprego ainda estão bem abaixo da meta da instituição, sinalizando que as medidas de estímulo não devem ser alteradas por lá. As declarações de Powell ajudaram o S&P 500 a apagar uma baixa que chegava ontem perto de 2%.

Novas doses reforçam campanha de vacinação

Internamente, estamos monitorando ainda o andamento da campanha de vacinação no país. O governo de São Paulo anunciou o envio, até este domingo, de quase quatro milhões de doses da CoronaVac para o Ministério da Saúde. Também ontem chegaram ao país mais dois milhões de doses do imunizante da AstraZeneca.

Além disso, a Anvisa concedeu o seu primeiro registro definitivo a uma vacina contra a Covid. A autorização foi dada à Pfizer, que ainda negocia com o governo brasileiro a disponibilização da sua vacina no país.

Inflação deve desacelerar em fevereiro

Hoje teremos um dia mais movimentado na agenda de indicadores. Daqui a pouco, o IBGE divulga a prévia da inflação em fevereiro. O Safra espera que o IPCA-15 desacelere para uma alta em torno de meio por cento na comparação com janeiro.

Ainda nesta manhã, o Banco Central irá mostrar o comportamento das contas externas no mês passado. A nossa projeção é que o déficit em transações correntes tenha aumentado para quase 8 bilhões de dólares.

E hoje também é um dia importante para a temporada de balanços corporativos. Vamos conhecer os resultados trimestrais de Weg, Gerdau, Rede D’Or e Petrobras.