O Ibovespa fechou a primeira sessão de alta do ano, apesar dos recuos observados nos mercados internacionais. O índice foi impulsionado ontem pelas ações da Vale e do setor financeiro.

O destaque do dia foi o desempenho da indústria brasileira. Segundo a pesquisa mensal do IBGE, a produção encolheu 0,2% na passagem de outubro para novembro do ano passado.

O resultado veio um pouco abaixo do esperado e marcou o sexto mês seguido de variação negativa, deixando o setor cerca de 4% abaixo do patamar pré-pandemia.

Entre os fatores de pressão estão a falta de insumos e o aumento de custos das fábricas, bem como uma demanda mais debilitada.

Mas a previsão do Safra é que a próxima pesquisa, referente a dezembro, volte a apontar crescimento do setor.

Além disso, a federação de concessionárias informou ontem um aumento de pouco mais de 1% nas vendas de automóveis no ano passado, na comparação com 2020. Como comentamos ao longo dos últimos meses, a recuperação do segmento foi limitada pela escassez de componentes eletrônicos.

Esse fator já começou a dar sinais de melhora, mas o encarecimento do crédito é outro desafio para as vendas neste ano de 2022, que devem ter avanço de mais de 4%, segundo as projeções da entidade.

No exterior, acompanhamos mais uma vez o indicador do ISM, desta vez para o setor de serviços nos Estados Unidos.

O resultado de dezembro apontou mais uma firme expansão, mas também trouxe uma moderação significativa em relação ao mês anterior, quando o indicador atingiu seu maior nível histórico.

A desaceleração provavelmente está ligada à nova onda de Covid no país, que vem batendo recordes de infecções em razão da variante ômicron.

Ainda por lá, os novos pedidos de seguro-desemprego vieram levemente acima das expectativas, mas seguem em níveis historicamente baixos.

E na agenda de hoje, o destaque é o relatório oficial de emprego nos Estados Unidos. O documento traz dados que são acompanhados de perto pelo banco central americano e, por isso, podem influenciar o ritmo do aperto monetário no país.

Vale destacar que, ontem, um dos dirigentes do Fed afirmou que a alta de juros por lá pode ser iniciada já na reunião de março.