Após iniciar a semana em firme alta, renovando seus recordes de pontuação, alguns dos principais índices do mundo recuaram ontem. Os papéis chineses sofreram uma nova onda de realizações, enquanto os índices dos Estados Unidos tiveram perdas mais moderadas.

O sentimento de cautela foi reforçado ontem pela notícia de que o órgão oficial de combate à pandemia nos Estados Unidos voltou a recomendar que os americanos, mesmo que vacinados, usem máscaras em ambientes fechados.

Aqui no Brasil, o Ibovespa acompanhou o movimento global e encerrou os negócios em queda, enquanto o dólar ficou praticamente estável.

Entre os números econômicos de ontem, o Banco Central informou os novos dados das contas externas. As transações correntes registraram superávit de quase US$ 3 bilhões em junho. Esse indicador representa o fluxo de bens, serviços e renda do Brasil com outros países.

Em Brasília, o senador Ciro Nogueira foi confirmado como o novo ministro-chefe da Casa Civil, substituindo o general Luiz Eduardo Ramos à frente da coordenação dos ministérios e da articulação política do Palácio do Planalto com o Congresso.

E as atenções dos investidores hoje estarão voltadas para a decisão de política monetária do Fed, o banco central americano. A perspectiva é que não haja alterações na taxa básica de juros nem nas compras de ativos.

No entanto, há cada vez mais expectativas no mercado sobre as sinalizações de redução de estímulos por lá, motivo pelo qual o discurso do presidente da instituição, Jerome Powell, será monitorado de perto nesta tarde.

Aqui no Brasil, está prevista para hoje a divulgação do Caged, com dados de junho sobre o mercado formal de trabalho. O Safra espera que a recuperação no setor continue firme, com a criação líquida de 270 mil postos com carteira assinada no mês.

Além disso, o noticiário empresarial ganha importância por aqui, com a divulgação dos relatórios trimestrais de Santander e WEG. Depois do fechamento do mercado, será a vez da Vale abrir seus números financeiros.

Já no exterior, entre os destaques estão os balanços de Facebook, Pfizer e Samsung.