Tivemos mais uma firme alta do Ibovespa, que chegou a operar bem acima dos 112 mil pontos ontem. Já nos Estados Unidos, os índices novamente passaram por uma sessão de alta volatilidade.

O S&P 500, por exemplo, chegou a subir mais de 2% antes de virar para o campo negativo no encerramento.

Os negócios foram marcados pelo anúncio de política monetária do Fed. Como esperado, o banco central americano manteve a taxa de juros perto de zero, e assinalou que o ciclo de alta deverá começar em breve, provavelmente em março, segundo as declarações de ontem do presidente da instituição, Jerome Powell.

O Fed também afastou a possibilidade de diminuir, antes da próxima reunião, o seu estoque de ativos, que atualmente está perto dos US$ 9 trilhões.

O posicionamento chegou a aliviar temores relacionados à possibilidade de apertos ainda mais fortes do que o mercado tem projetado. No entanto, os índices passaram por uma forte correção durante o discurso de Powell, que não descartou medidas mais duras para combater a inflação.

Na agenda de hoje, temos mais um evento de grande destaque, com a divulgação do PIB dos Estados Unidos observado no quarto trimestre de 2021. O consenso de mercado prevê crescimento anualizado de 5,7%.

Aqui no Brasil, a prévia da inflação mostrou um arrefecimento menos significativo do que se esperava. Mesmo assim, a alta de 0,58% do IPCA-15 em janeiro foi a menor desde maio do ano passado. Em 12 meses, o índice passou a acumular 10,2%.

Contribuiu para o alívio o recuo na categoria de transportes, graças principalmente à queda nos preços da gasolina e das passagens aéreas.

No entanto, os núcleos do índice, que suavizam oscilações esporádicas, apresentaram um comportamento desfavorável, mostrando que a inflação ainda é um desafio para a economia brasileira.

O Banco Central, por sua vez, divulgou ontem o resultado das contas externas em 2021. O saldo das transações correntes, que registra o fluxo de bens, serviços e renda do Brasil com outros países, ficou negativo em cerca de 28 bilhões de dólares, o equivalente a 1,7% do PIB. Já os investimentos diretos no país somaram mais de 46 bilhões de dólares no último ano.