O Ibovespa moderou os ganhos acumulados neste mês de junho, na medida em que o mercado assumiu uma postura menos arrojada antes das decisões de política monetária desta semana.

Com isso, o principal índice de ações do Brasil registrou recuo semanal de 0,5%, enquanto o dólar subiu quase 2% no mesmo período. Já nos Estados Unidos, o S&P 500 ganhou 0,4% na semana, renovando seu recorde de pontuação. O mesmo ocorreu na Europa, com a alta de mais de 1% do Stoxx 600.

Vale lembrar que, na sexta-feira, tivemos a divulgação de mais um indicador de atividade importante no Brasil. O volume de serviços no país avançou 0,7% em abril frente a março, na série com ajuste sazonal.

O resultado veio em linha com a expectativa do Safra, e um dos destaques foi o avanço de mais de 9% dos serviços prestados às famílias, puxados principalmente pela reabertura de restaurantes.

Os dados econômicos relativos a abril serão consolidados no IBC-Br, que será divulgado agora de manhã. Esperamos que o índice do Banco Central, considerado uma aproximação do PIB em base mensal, tenha alta de 1,9% em relação a março.

E nesta semana que se inicia, as atenções dos investidores estarão voltadas para os eventos de quarta-feira, quando serão anunciadas as decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos.

No Brasil, esperamos que o Copom mantenha o ritmo de alta, como sinalizado na última reunião do comitê, elevando a Selic em 0,75 ponto porcentual, para 4,25% ao ano.

É importante destacar que o Safra espera agora que esse ritmo de aumento siga por mais tempo. Desse modo, nossa projeção para o nível da Selic ao fim de 2021 passou de 5,25% para 6,5%.

Acreditamos que esse aperto mais forte irá ocorrer em razão do maior avanço dos preços. Nosso cenário-base prevê bandeira vermelha dois nas contas de luz durante todo o segundo semestre, bem como um repique da inflação de serviços e preços elevados dos alimentos. Com essa combinação, subimos para 6% a nossa estimativa para IPCA em 2021.

Nos Estados Unidos, nossa expectativa é que ainda não haja mudança nesta semana, e que as discussões para redução de estímulos sejam iniciadas apenas mais à frente.