Os investidores brasileiros tiveram mais um dia positivo. Com notícias locais e internacionais favorecendo o movimento de alta, o principal índice de ações do país, o Ibovespa, avançou 4,25% na segunda-feira, 25, aos 85.663 pontos. No mercado de câmbio, o real seguiu ganhando força frente ao dólar, que se desvalorizou 2,25%, cotado a R$ 5,46.

O mercado avaliou que o vídeo da reunião ministerial, divulgado após o fechamento das negociações de sexta-feira, não deverá provocar a forte instabilidade no governo que era prevista. Desse modo, vemos uma redução do risco político, o que beneficia os preços dos ativos.

Confira, abaixo, a explicação do estrategista Jorge Sá:

Agenda de Guedes

O conteúdo do vídeo ainda mostrou o ministro Paulo Guedes defendendo a continuidade de sua agenda econômica e a política de privatizações, o que também foi bem recebido entre os investidores. Uma declaração do ministro, a favor da privatização do Banco do Brasil, também impulsionou a ação nas negociações de ontem, subindo mais de 10%.

Também vimos uma boa notícia na crise sanitária. A cidade de São Paulo, que é a mais impactada no país, tem conseguido controlar os índices de transmissão do novo coronavírus. A avaliação foi feita em uma reunião do comitê de combate à doença no domingo, e divulgada na imprensa ontem.

O governador de São Paulo, João Dória, ainda declarou que a quarentena no estado será estendida para além de 1º de junho, mas de um modo diferenciado para cada região do estado. Ele também afastou a possibilidade de um lockdown iminente, dizendo que a medida não está prevista neste momento para nenhum município. Os detalhes da nova quarentena serão divulgados amanhã, em coletiva de imprensa. 

Confiança alemã

O dia também foi positivo no exterior. Apesar das bolsas nos Estados Unidos estarem fechadas por conta de um feriado local, na Europa os mercados encerraram o dia com ganhos, com destaque para a Alemanha, onde a bolsa local avançou cerca de 3%.

Por lá, os investidores reagiram à notícia de que aumentou a confiança no desempenho da economia alemã. A pesquisa IFO, que é feita com participantes da economia real, mostrou uma importante melhora na leitura deste mês. O destaque da pesquisa para um índice de expectativas, que saltou de 69,4 pontos na leitura anterior para 80,1 pontos. O país vem sendo elogiado internacionalmente pelo modo como tem controlado a crise.

Ainda no cenário internacional, o primeiro-ministro do Reino Unido, declarou que planeja permitir a reabertura do varejo não essencial no próximo dia 15 de junho. Aos poucos, uma série de países na Europa e os Estados Unidos começam a colocar em prática medidas de relaxamento, o que tem ajudado a diminuir a aversão ao risco nos mercados.