O Ibovespa operou em baixa durante o pregão de ontem e fechou abaixo dos 121 mil pontos pela primeira vez em três meses.

As incertezas acerca da reforma tributária e da situação fiscal do país vêm pressionando o índice de ações, apesar da retomada econômica em curso.

Ontem, por exemplo, o IBGE informou que o volume de serviços cresceu 1,7% na passagem de maio para junho, um desempenho bem melhor do que o esperado. O setor alcançou com isso o patamar mais elevado desde 2016.

Entre os destaques positivos estão as atividades mais sensíveis às restrições provocadas pela pandemia, como hotéis e restaurantes, que vêm se recuperando com o avanço da vacinação.

Já no noticiário político, temos acompanhado as novidades em relação à segunda parte da reforma tributária.

Entre os ajustes apresentados pelo relator do texto recentemente, está um corte menor no imposto corporativo e a isenção de dividendos também para algumas empresas enquadradas no regime de lucro presumido.

A votação do tema na Câmara dos Deputados foi adiada para a próxima terça-feira, em meio à resistência manifestada por entidades empresariais, bem como autoridades estaduais e municipais.

Nos Estados Unidos, os índices Dow Jones e S&P 500 ampliaram mais uma vez os seus recordes. Contribuiu para isso o recuo no total semanal de novos pedidos de seguro-desemprego no país.

Acompanhamos ainda por lá a divulgação de novos dados de inflação. O PPI, o índice americano de preços ao produtor, avançou 1% em julho, no mesmo ritmo do mês anterior, mas acima das projeções. Em 12 meses, a alta foi de 7,8%, a maior da série iniciada em 2010.

E na agenda de hoje, os dados de atividade de junho no Brasil serão consolidados pelo IBC-Br. A previsão do Safra é que o índice do Banco Central, considerado uma aproximação mensal do PIB, tenha alta de 0,4% ante maio.

No exterior, o mercado monitora a prévia de agosto do levantamento de confiança do consumidor feito pela Universidade de Michigan, em busca de sinais sobre eventuais impactos da variante delta do coronavírus nos Estados Unidos.