A produção industrial brasileira avançou 7% em maio na comparação com abril, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira. Esse número superou as expectativas de consenso de mercado (+6,2%) e do nosso time de Macroeconomia (+6,7%).

Em meio aos impactos da crise do novo coronavírus, no entanto, o indicador segue acumulando marcas negativas importantes. Na comparação anual, a produção de maio foi 21,9% menor. Ao traçar um paralelo com o período pré-Covid, em fevereiro, o número também mostra uma retração, desta vez de 21,2%.
 
Ao colocar todos esses números na balança, nosso time de Macroeconomia destacou, em relatório, ser possível identificar "algum alento" na abertura dos números. Destaque para o índice de difusão, que mede o percentual de categorias industriais que registraram aumento na produção em maio na comparação com abril. Este número atingiu 65%, demonstrando recuperação e "evidenciando que o vale da atividade industrial foi o mês de abril para a maior parte das categorias".
 
Nosso time de Macroeconomia destaca as categorias "bens de consumo duráveis" e "bens de capital". Eles apresentaram crescimento de 92,5% e 28,7% na produção entre abril e maio, respectivamente. Esse desempenho compensa, em parte, as quedas de 79,1% e de 40,7% observadas em abril.