A inflação segue em uma série de revisões para cima por conta de pressões nos preços. Nosso time de Macroeconomia revelou nesta sexta-feira, 06, que a projeção para o IPCA entrou em revisão após coletas de preços diárias sugerirem que a inflação pode estar mais pressionada em novembro do que se esperava. 

Nossos especialistas estimavam o IPCA em novembro em alta de 0,40%. Este número, agora, está com viés de alta.

Nesta manhã, o IBGE também anunciou o IPCA de outubro, que marcou a maior aceleração nos preços para um mês de outubro desde 2002. O índice mostrou aceleração e subiu 0,86%. Essa leitura veio acima da projeção da equipe de Macroeconomia do Safra (+0,81%) e da mediana das expectativas do mercado (+0,84%).

Ao incorporar a informação de outubro, nosso time de Macroeconomia também atualizou a projeção do IPCA no ano, de 3,1% para 3,2%, mas este novo número segue em revisão por conta das pressões observadas em novembro, conforme mencionado acima. 

IPCA acelera em outubro

O resultado para o IPCA de outubro não apresentou grandes surpresas, apesar de ligeiramente acima do esperado. A principal pressão de alta continua vindo do grupo “Alimentação e bebidas”, que avançou 1,93% em outubro. Apesar de elevado, esse número veio dentro do esperado. O subgrupo de “Alimentação no domicílio” subiu 2,57%, desacelerando frente aos 2,89% observados no mês anterior.

Saiba mais:
> Risco fiscal deve manter dólar elevado no Brasil em 2021
> Mercado de trabalho deve retomar nível de ocupação anterior à crise em 2021
> Carteira Recomendada: Onde investir na Bolsa em novembro

No entanto, alguns itens aceleraram na passagem de setembro para outubro. “Saúde e cuidados pessoais”, que havia registrado deflação de 0,64% em setembro, marcou inflação de 0,28% em outubro. Também foram vistas acelerações em “Vestuário” (de 0,37% para 1,11%) e em “Transportes” (de 0,70% para 1,19%). Todos esses movimentos, no entanto, eram esperados.

Já a média dos núcleos de inflação, que excluem itens com movimentos mais voláteis, apresentou uma aceleração mais acentuada, passando de 0,29% em setembro para 0,55% em outubro.

IGP-DI acima de 17% no ano

Nesta manhã também foi revelado o IGP-DI de outubro, calculado pela FGV. O avanço de 3,68% em outubro veio acima do esperado por nós (+3,29%) e pelo mercado (+3,25%). Em setembro, o avanço havia sido de 3,30%.

Com o resultado de outubro, o IGP-DI acumula alta de 17,20% em 2020, e de 22,12% no período de 12 meses.

Para entender por que o IPCA e o IGP-DI marcam resultados bastante distintos, confira este outro conteúdo.