O último mês se encerrou com algumas marcas importantes nos investimentos. No Brasil, o principal índice de ações, o Ibovespa, perdeu os 100.000 pontos e apagou os ganhos do terceiro trimestre – embora a expectativa seja de recuperação nos próximos meses. Os mercados internacionais também fecharam em queda, com o S&P 500, nos EUA, interrompendo cinco meses de ganhos após um recuo de 3,92% no mês.     

Em meio a esse movimento de correção nos mercados, apresentamos o Safra Report de outubro. Esse é um material elaborado todos os meses pelos especialistas do Safra com uma visão atualizada sobre a economia e os investimentos. Confira o Safra Report de outubro na íntegra. 

Veja, abaixo, um breve resumo do que você encontrará no relatório.

Cenário Econômico

O debate em torno das contas públicas, que já havia dado o tom em agosto, prosseguiu em setembro, ainda sem uma definição clara. No último mês, o IBGE confirmou uma retração histórica do PIB, mas indicadores mais recentes confirmam a expectativa de recuperação em alguns setores da economia. No cenário internacional, destaque para o avanço da Covid-19 na Europa e para as eleições americanas.

Estratégia de Investimentos

O último mês representou um período de volatilidade e realização de lucros nos mercados. A bolsa americana interrompeu um movimento de cinco meses de ganhos e fechou setembro no negativo, assim como a bolsa brasileira, apesar dos dados econômicos corroborarem a expectativa de recuperação gradual das economias.

Saiba mais:
> Como manter a diversificação dos investimentos com um único produto
> Carteira Recomendada: Onde investir na Bolsa em outubro
> Economia em retomada: As perspectivas para 2021 e o risco fiscal

Alocação por perfil de investidor

Seguimos com alterações nas carteiras para todos os perfis de investidores, dos Ultraconservadores aos Dinâmicos. Após o movimento de correção nos mercados em setembro, e com o fim do ciclo de queda nas taxas de juros, promovemos alterações em outubro para adequar o risco das carteiras às novas oportunidades que surgem nos preços dos ativos.

Investidores ultraconservadores demonstram baixíssima tolerância às possíveis oscilações nos seus investimentos. Mesmo assim, entendemos que existe espaço para diversificação por meio de Fundos Multimercado e Fundos Imobiliários. Além disso, aplicações com prazos mais longos têm potencial de gerar retorno adicional para os investimentos, porém com riscos controlados.

Investidores conservadores demonstram baixa aceitação às oscilações nas suas carteiras. No entanto, não quer dizer que não aceitem oscilações. Neste sentido, entendemos que existe espaço para a diversificação para além dos Fundos Multimercado e dos Fundos Imobiliários, adicionando investimentos em Renda Variável.

Investidores moderados aceitam oscilações em seus portfólios em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercado e Renda Variável dominam a alocação e potencializam o retorno esperado, sempre com controle de riscos. Pensamento de longo prazo é muito importante para este investidor.

Investidores dinâmicos aceitam oscilações significativas em seus investimentos em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercado e Renda Variável dominam a alocação e potencializam o retorno esperado, sempre com controle de riscos. Pensamento de longo prazo é muito importante para este investidor.

Acesse o Safra Report de outubro e confira as análises e as carteiras na íntegra.