Encerramos a última semana em tom positivo, influenciado pelo exterior. Com a sinalização de que os Estados Unidos devem continuar com taxas de juros muito baixas por um longo período, a Bolsa brasileira encerrou a sexta-feira em forte alta de 1,51%, aos 102.143 pontos, e o dólar teve a maior queda frente ao real em quase três meses: retração de 2,93%, cotado a R$ 5,41.

Nos Estados Unidos, as bolsas encerraram a semana com mais um recorde histórico de pontuação.

Confira os principais destaques do dia no Morning Call do Safra desta segunda-feira:

Expectativa por anúncios

Para esta semana, atenção para a prorrogação do auxílio emergencial e o lançamento do Renda Brasil. Esse é um redesenho dos programas sociais do governo e deve ser apresentado para a base aliada amanhã. A expectativa é pelo escopo do programa, pelo valor dos benefícios e como o teto de gastos será respeitado.

Destaque também para o PIB do segundo trimestre, que será divulgado amanhã, com o nosso time de Macroeconomia prevendo uma retração de 10,6% sobre o mesmo período do ano passado.

No lado internacional teremos uma semana importante de indicadores, mas o destaque fica para o relatório de emprego nos Estados Unidos, na sexta-feira.

Estudo sobre o mercado de trabalho

O time de Macroeconomia do Safra fez um raio-x sobre o mercado de trabalho, com base nas informações da PNAD Contínua do segundo trimestre, quando tivemos a diminuição de mais de 9 milhões de pessoas ocupadas.

Nossos especialistas analisaram em detalhes o comportamento do mercado formal e informal, e como os diferentes setores da economia estão sendo impactados.

Ao analisar essa dinâmica, nosso time de Macroeconomia prevê que a recuperação para os níveis pré-crise será gradual, chegando nesse patamar no primeiro semestre do ano que vem. Essa é uma das principais premissas na nossa projeção do PIB de 2021, quando esperamos uma forte alta de 4%.