O mês de novembro tem início em tom positivo nos mercados financeiros no Brasil e ao redor do mundo. A barreira dos 100 mil pontos para o Ibovespa, o principal índice de ações da Bolsa, foi superada novamente neste início de mês, que conta com desdobramentos importantes das eleições americanas e novidades envolvendo o combate à pandemia.

Neste ambiente, apresentamos o Safra Report de novembro. Esse é um material elaborado todos os meses pelos especialistas do Safra com uma visão atualizada sobre a economia e os investimentos. Confira o Safra Report de novembro na íntegra.

Veja, abaixo, um breve resumo do que você encontrará no relatório.

Cenário Econômico

O real sofreu forte depreciação frente ao dólar em outubro, refletindo tanto o cenário externo quanto o doméstico. A dificuldade de se voltar ao cumprimento do teto de gastos no ano que vem, mesmo em um cenário de gastos adicionais controlados, deve manter o câmbio depreciado. Também revisamos a projeção de inflação, com pressões nos preços agropecuários e um repasse cambial moderado para os preços industriais.

Estratégia de Investimentos

A volatilidade continua a dar o tom nos mercados. Desta vez, as eleições americanas e o avanço da pandemia, principalmente na Europa, foram fontes de incertezas para os mercados acionários ao redor do mundo no mês passado. Ainda assim, o cenário segue positivo para as decisões de investimento de médio e longo prazo, com a expectativa de um 2021 de forte recuperação.

Saiba mais:
> Carteira Recomendada: Onde investir na Bolsa em novembro
> Como montar uma carteira de dividendos em novembro
> Carteira de FIIs: Novembro traz troca no segmento de logística

Alocação por perfil de investidor

Promovemos novas alterações nas alocações para a maioria dos perfis de investidores. De modo a reduzir a volatilidade e gerar caixa para capturar oportunidades futuras, realizamos ajustes marginais com ampliação na renda fixa e ligeira redução na renda variável local e internacional, que continua a compor parcela relevante nas carteiras.

Investidores ultraconservadores demonstram baixíssima tolerância às possíveis oscilações nos seus investimentos. Mesmo assim, entendemos que existe espaço para diversificação por meio de Fundos Multimercado e Fundos Imobiliários. Além disso, aplicações com prazos mais longos têm potencial de gerar retorno adicional para os investimentos, porém com riscos controlados.

Investidores conservadores demonstram baixa aceitação às oscilações nas suas carteiras. No entanto, não quer dizer que não aceitem oscilações. Neste sentido, entendemos que existe espaço para a diversificação para além dos Fundos Multimercado e dos Fundos Imobiliários, adicionando investimentos em Renda Variável.

Investidores moderados aceitam oscilações em seus portfólios em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercado e Renda Variável dominam a alocação e potencializam o retorno esperado, sempre com controle de riscos. Pensamento de longo prazo é muito importante para este investidor.

Investidores dinâmicos aceitam oscilações significativas em seus investimentos em prol do maior potencial de retorno. Fundos Multimercado e Renda Variável dominam a alocação e potencializam o retorno esperado, sempre com controle de riscos. Pensamento de longo prazo é muito importante para este investidor.

Leia o Safra Report de novembro e confira as análises e as carteiras na íntegra.

Relembre, também, a live que promovemos com nossos especialistas sobre o cenário para investimentos.