A equipe de análise da Safra Corretora promoveu duas alterações na carteira recomendada de dividendos para novembro. Foram retiradas as ações de BB Seguridade (BBSE3) e Cesp (CESP6), cedendo lugar aos papéis de Bradespar (BRAP4) e Energisa (ENGI11).

A estratégia de investimentos em renda variável com foco em empresas com boa distribuição de dividendos possui um perfil mais conservador quando comparado à carteira recomendada de ações.

Isso porque, além de também refletir os movimentos nos preços das ações, essa carteira está associada a um fluxo de pagamento periódico aos acionistas.

A carteira de dividendos para novembro possui como projeção distribuir 5,5% em dividendos e juros sobre capital próprio aos acionistas ao longo de 2021. Esse fluxo de recebimentos se compara ao título público Tesouro IPCA com vencimento em 2035,  que possui um pagamento de 4,19% acima da inflação aos investidores.

A carteira elaborada pelo time de análise da Safra Corretora está distribuída entre cinco setores: serviços financeiros (30%), utilidades básicas (20%), mineração (20%), saúde (10%) e telecomunicações (10%).

Saiba mais:
> Carteira Recomendada: Onde investir na Bolsa em novembro
> Carteira de BDRs: Confira as empresas americanas indicadas para novembro
> Com inflação mais alta, taxa Selic deve voltar a subir em 2021

Em outubro, a carteira recomendada acumulou recuo de 1,84%, contra um avanço de 0,65% do Índice de Dividendos (Idiv).

Abaixo, você confere a carteira recomendada de dividendos na íntegra, bem como as justificativas para cada papel, escritas pelos nossos analistas Luis Azevedo, Cauê Pinheiro e Silvio Dória. 

 
 

Inclusões

  • Energisa (ENGI11)

Conta com uma gestão familiar com mais de 100 anos de experiência no setor, potencial de crescimento vindo da recuperação das distribuidoras adquiridas da Eletrobras. Apesar de no curto prazo a demanda ser impactada pelo confinamento, nos acreditamos na regulação que oferece equilíbrio econômico para as distribuidora e a Energisa deve gerenciar essa situação sofrendo menos impactos que outros setores.

Fluxo de pagamento de dividendos: semestral

  • BRADESPAR (BRAP4)

É uma boa alternativa para ter exposição à Vale. Estimamos que o valor de mercado atual da empresa represente um desconto de 14% em relação ao valor da sua participação na Vale.

Fluxo de pagamento de dividendos: semestral

Manutenção

  • TIM PARTICIPAÇÕES (TIMS3)

Mantivemos TIM na carteira. Gostamos da maior exposição da companhia ao segmento móvel (95% de sua receita vêm do segmento móvel), que poderá se beneficiar de um eventual processo de consolidação do setor, o que pode trazer um ambiente competitivo mais racional para o setor. Também destacamos, que empresa tem feito um bom trabalho no gerenciamento de custos e despesas operacionais, que tem favorecido as margens operacionais da companhia e evolução na geração de caixa.

Fluxo de pagamento de dividendos: semestral

  • ENGIE (EGIE3)

Mantivemos Engie em nossa carteira seguindo nossa estratégia de mitigação de riscos contra os impactos da pandemia causada pelo Covid-19. Engie é uma empresa que atua no segmento de geração e transmissão de energia elétrica, um dos menos expostos aos efeitos da crise do Covid-19. No ano passado, a empresa adquiriu da Petrobras a transportadora de gás TAG, o que abre uma via de oportunidades de crescimento para o futuro. Além disso, Engie distribui bons dividendos recorrentemente, aumentando a atratividade das ações e ainda apresenta potencial de ganhos no curto prazo. Além disso, possui um portfólio bem diversificado capaz de mitigar riscos operacionais.

Fluxo de pagamento de dividendos: Quadrimestral.

  • BRADESCO (BBDC4)

Nós gostamos do resultado apresentado no 3T20 pelo banco (acima de nossas expectativas e do mercado) e acreditamos que em um cenário pós-covid, o Bradesco deve avançar acima de seus pares dado sua maior exposição ao local e ao segmento de Seguros. Além disso, as ações do banco se encontram em patamar bastante descontado em relação ao índice Ibovespa no ano (~35% de queda no ano vs. queda de 17% do índice), podendo em algum momento haver um catch-up.

Fluxo de pagamento de dividendos aproximado: Mensal

  • B3 (B3SA3)

A companhia vive um excelente momento, com o atual cenário de juros trazendo perspectiva bastante favorável daqui para frente para o segmento de ações e derivativos. Os volumes, apesar de se manterem elevados ainda, podem arrefecer nos próximos meses, porém a companhia deve continuar entregando sólidos resultados. Além disso, com a distribuição de dividendos restringida em boa parte do setor financeiro, vêmos B3 como uma ótima alternativa como nome de dividendos no setor.

Fluxo de pagamento de dividendos aproximado: Quadrimestral

  • ITAÚ UNIBANCO (ITUB4)

conta de seu perfil mais defensivo. Itau é um nome de qualidade, com ótima relação risco-retorno para nosso portfolio. Seu resultado do 3T20, a ser divulgado neste mês, deve trazer menor pressão sobre o lucro por conta de uma menor despesa de provisão esperada, porém a receita do banco deverá ficar pressionada.

Fluxo de pagamento de dividendos aproximado: Mensal

  • QUALICORP (QUAL3)

Acreditamos que Qualicorp está negociando com desconto em relação ao que a ação pode potencialmente atingir dado seus bons fundamentos e boa rentabilidade (ROE de ~30%). No curto prazo, os resultados podem sofrer com a recessão resultante da quarentena, mas após essa crise ainda vemos espaço para sólidos lucros, o que poderia contribuir para alta das ações da Qualicorp. Digitalização e o foco da gestão no crescimento podem gerar frutos.

Fluxo de pagamento de dividendos aproximado: Trimestral

  • VALE (VALE3)

Mantivemos as ações da Vale em nossa Carteira. acreditamos que o ambiente favorável de preços de minério de ferro deve continuar a beneficiar a geração de caixa da empresa e que os projetos de expansão devem ajudar a aumentar a produção nos próximos anos. Considerando que a empresa possui um baixo nível de endividamento e não tem necessidade de investimento significativo, acreditamos que ela deva continuar a gerar um fluxo de caixa forte que deve se traduzir em pagamentos de dividendos atrativos.

Fluxo de pagamento de dividendos aproximado: Anual