A última semana de janeiro será recheada de eventos importantes, mesmo sendo mais curta para o mercado brasileiro – não haverá sessão na B3 nesta segunda-feira, feriado paulistano.

Internamente, vale destacar a reta final da corrida pelas presidências do Senado e da Câmara dos Deputados. No calendário de indicadores, os olhares estarão voltados para a inflação medida pelo IPCA-15 e pelo IGP-M, bem como para dados fiscais e de emprego.

Já no exterior, os investidores irão acompanhar a divulgação do PIB dos Estados Unidos e da Alemanha no 4º trimestre de 2020. Confira abaixo as previsões do mercado e do time de Macroeconomia do Safra.

Terça-feira: Ata do Copom e IPCA-15

Às 9h, o IBGE divulgará a prévia da inflação de janeiro. O time de Macroeconomia do Safra, em linha com o mercado, espera que o índice desacelere para alta de 0,83%, acumulando aumento de 4,35% em 12 meses.

O resultado será especialmente importante, já que uma elevação nos preços acima do esperado poderá reforçar as expectativas por apertos monetários no país.

Nesse sentido, será importante acompanhar a Ata do Copom, que será revelada no mesmo dia pelo Banco Central, com mais detalhes sobre a decisão de retirar o forward guidance na última reunião do comitê, movimento que indicou uma possível antecipação na alta da Selic.

Quarta-feira: Juros nos Estados Unidos

O comitê de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) irá anunciar sua decisão de juros às 16h de Brasília. A expectativa é pela manutenção da taxa.

No entanto, os investidores seguem atentos para eventuais sinais de reversão dos estímulos monetários na maior economia do mundo, postura defendida inclusive por parte dos dirigentes do Fed.

No mesmo dia, aqui no Brasil, iremos conhecer às 9h30 dados relativos às contas externas do país em dezembro. Nossa equipe espera um déficit de US$ 5,2 bilhões nas transações correntes, que registram o fluxo internacional de bens, serviços e renda.

Quinta-feira: PIB americano e emprego no Brasil

Às 8h, iremos acompanhar mais um indicador de inflação. A FGV irá mostrar a variação do IGP-M em janeiro, e a estimativa do nosso time é de aceleração para 2,51%, com 25,6% em 12 meses.

Pouco depois, às 9h, saberemos a taxa oficial de desemprego nos três meses até novembro de 2020. Nossa equipe prevê recuo para 14%.

Além do número do IBGE, a expectativa é que o Ministério da Economia informe, às 15h, o resultado do mercado de trabalho formal no país em dezembro. Nossos especialistas preveem fechamento líquido de 65 mil postos com carteira assinada.

Lá fora, às 10h30, veremos o resultado do PIB dos Estados Unidos no 4º trimestre de 2020. A expectativa do mercado é por um crescimento bem mais moderado, de 4,3% em base anual, consequência do avanço da Covid no país.

Sexta-feira: Contas públicas e PIB alemão

Às 4h da madrugada, teremos o desempenho da Alemanha, maior economia da Europa, no 4º trimestre de 2020. A expectativa mediana é por estagnação em relação aos três meses anteriores.

Às 9h30, saberemos qual foi o tamanho do buraco nas contas públicas do Brasil em dezembro. Nosso time calcula que o déficit primário tenha subido para R$ 59,6 bilhões.

Esse número diz respeito ao setor público consolidado, que inclui Tesouro Nacional, Previdência Social, Banco Central e empresas estatais (fora bancos públicos, Petrobras e Eletrobras), além das contas estaduais e municipais.