A CCR (CCRO3) apresentou resultados mistos no 4T21, com prejuízo líquido ajustado de R$ 133,2 milhões, antes de um prejuízo líquido de R$ 74,8 milhões no 4T20, mas um lucro líquido de R$ 189 milhões no 3T21.

No geral, o volume de tráfego de passageiros nas divisões de aeroporto e mobilidade no 4T21 ainda é de 18% e 32% do tráfego do 3T19 (pré-pandemia), mas 25% e 86% superior ao ano anterior, respectivamente.

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O volume de tráfego de suas concessões rodoviárias já superou os números do 4T19, registrando um aumento de, aproximandamente,15%, atingindo +7% A/A. No entanto, por outro lado, sua tarifa média diminuiu 13% A/A.

As rodovias pedagiadas da CCR têm se beneficiado, principalmente, da resiliência do tráfego de veículos comerciais, e a retomada gradual e consistente do tráfego de veículos leves.

Assim, a receita líquida da empresa atingiu R$ 2,8 bilhões, representando uma expansão de 10,9% A/A. O EBITDA atingiu R$ 1,5 bilhão, um aumento ajustado de 38% A/A, com a margem do EBITDA de 51,7%, alta de 10,1 p.p. A/A.

É importante destacar, no entanto, que a alta pode ser atribuída, principalmente, a uma base de comparação mais fraca, dada a queda de 9% T/T no EBITDA da companhia, explicada principalmente pelo avanço de 28% T/T em seu CPV.

Na comparação anual, a CCR foi positivamente influenciada por sua alta alavancagem operacional, uma vez que a expansão de seus custos totais, de 2,6% A/A, foi inferior ao aumento observado em sua receita.

Em suma, seguindo o ciclo de alta das taxas de juros e o aumento de 53% A/A em sua dívida líquida, o resultado da empresa foi negativamente afetado pelo salto de 50% A/A nas despesas financeiras líquidas.

Seu prejuízo líquido atingiu R$ 133,2 milhões, antes de um prejuízo líquido de R$ 74,8 milhões no 4T20, e um lucro líquido de R$ 189 milhões no 3T21. Quanto à alavancagem financeira da CCR, a Dívida Líquida/EBITDA atingiu 3,0x no 4T21, um leve aumento em relação aos 2,9x do 4T20.

A nosso ver, os resultados de tráfego nas concessões de rodovias devem manter a recuperação gradual à medida que a pandemia desacelerar e as expectativas de retorno da população ao escritório forem cumpridas.

Na mesma linha, a divisão de mobilidade da CCR pode se beneficiar da redução da parcela da população que trabalha de casa, com as mesmas boas perspectivas para o segmento de aeroportos.

Resumindo, mantemos nosso rating compra para a empresa, principalmente levando em consideração o atrativo potencial de valorização que vislumbramos para as ações da empresa.

Vale a pena investir em CCRO3?

  1. Histórico comprovado de boa alocação de capital: ampla experiência em rodovias e outros segmentos, como aeroportos e mobilidade urbana (com um bom histórico de obras sendo entregues);
  2. Portfólio diversificado: a capacidade comprovada para operar em diferentes segmentos traz oportunidades de projeto em setores menos competitivos que as rodovias com pedágio;
  3. Sólida história de pagamento de dividendos: estimamos que o rendimento de dividendos atinja 4,4% para 2020 e 2021;
  4. Alta liquidez;
  5. Balanço desalavancado: permitindo que a companhia participe dos próximos projetos.

Quais os riscos ao investir em CCRO3?

  1. Desaceleração do PIB: dado que as perspectivas de tráfego estão correlacionadas ao PIB;
  2. Novos projetos com retornos não-competitivos: embora o pipeline de novos projetos seja extenso, ainda não temos visibilidade de seus possíveis retornos;
  3. Espaço limitado para crescimento: a atual estrutura de controle da empresa impede a CCR de aumentar o capital por meio do patrimônio, o que pode limitar ofertas da empresa no extenso pipeline de projetos futuros.

Sobre a CCR

Negociado sob o ticker CCRO3 na B3, o Grupo CCR é uma das cinco maiores companhias de concessões de infraestrutura da América Latina, sendo considerada a líder do segmento de concessões no Brasil com 19% (3.738,7 Km) do controle das rodovias sob gestão da iniciativa privada. Tendo o pioneirismo e a inovação como marcas, a CCR criou em 2018 quatro núcleos de atuação independentes que agrupam unidades de negócios por temas afins.

São eles: CCR Vias, CCR Infra SP, CCR Aeroportos e CCR Mobilidade. As empresas da CCRO3 são responsáveis por gerir os atuais negócios da companhia, além de desenvolver e pesquisar novas oportunidades no mercado primário e secundário, dentro e fora do Brasil. Presente, por meio de suas empresas, nos Estados Unidos, em Curaçao, no Equador e na Costa Rica, além do Brasil, a CCR conta com mais de 15 mil colaboradores.

Ações CCR CCRO3

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