A CCR (CCRO3) divulgou um resultado justo no 2T23, com melhorias de tráfego em todos os seus segmentos de atuação, que somadas a uma gestão eficiente de custos resultaram em um aumento de 10% A/A no EBITDA da companhia.

No entanto, maiores despesas financeiras levaram a uma queda de 7% em relação ao ano anterior em seu lucro líquido.  

A receita líquida (ex-construção, de ativos financeiros e o ganho não recorrente de R$ 192 milhões relacionado ao reequilíbrio do contrato da Aeris) aumentou 6,9% A/A, para R$ 3,2 bilhões. A melhora no ano é explicada: (i) pelo crescimento de 10,6% A/A na receita de suas rodovias, consequência do aumento de 3% A/A nos volumes e de 7,4% A/A na receita por veículo equivalente, após o repasse da inflação; (ii) crescimento de 10,1% A/A na receita da divisão de mobilidade, resultado do aumento de 9,9% A/A nos passageiros transportados, mais um aumento A/A de 8,5% nas tarifas cobradas, resultado amenizado pela redução de 20% nas receitas de mitigação; e (iii) queda de 13,6% A/A na receita da divisão de aeroportos, já que o aumento de tráfego de 16,3% A/A não foi suficiente para compensar a saída do TAS, vendido em julho de 2022. Desconsiderando este último, a receita da divisão teria aumentado 19% A/A.

Reforçamos nossa classificação de Compra para a empresa. Vemos a CCR como um nome defensivo, dono de ativos premium e bem localizados, fornecendo receitas previsíveis com fluxos de caixa sustentáveis.

Com base em nossas estimativas, a CCR está negociando atualmente com uma TIR real de 9,6%, ~425bps acima dos títulos indexados à inflação do país (NTN-Bs 2035), atualmente em ~5,3%. 

Vale a pena investir em CCRO3?

  1. Expertise na operação de concessões de rodovias pedagiadas no Brasil, bem como em concessões em outros segmentos como aeroportos e mobilidade urbana;
  2. Capacidade de atuar em diversos segmentos permite que ela cresça evitando a concorrência em um segmento específico;
  3. Consistência no pagamento de dividendos, geralmente realizado duas vezes ao ano em abril e outubro;
  4. A ação da CCR é a mais líquida do segmento; e
  5. Balanço patrimonial saudável.

Quais os riscos ao investir em CCRO3?

  1. Desaceleração do PIB: dado que as perspectivas de tráfego estão correlacionadas ao PIB;
  2. Novos projetos com retornos não-competitivos: embora o pipeline de novos projetos seja extenso, ainda não temos visibilidade de seus possíveis retornos;
  3. Espaço limitado para crescimento: a atual estrutura de controle da empresa impede a CCR de aumentar o capital por meio do patrimônio, o que pode limitar ofertas da empresa no extenso pipeline de projetos futuros.

Sobre a CCR

Negociado sob o ticker CCRO3 na B3, o Grupo CCR é uma das cinco maiores companhias de concessões de infraestrutura da América Latina, sendo considerada a líder do segmento de concessões no Brasil com 19% (3.738,7 Km) do controle das rodovias sob gestão da iniciativa privada. Tendo o pioneirismo e a inovação como marcas, a CCR criou em 2018 quatro núcleos de atuação independentes que agrupam unidades de negócios por temas afins.

São eles: CCR Vias, CCR Infra SP, CCR Aeroportos e CCR Mobilidade. As empresas da CCRO3 são responsáveis por gerir os atuais negócios da companhia, além de desenvolver e pesquisar novas oportunidades no mercado primário e secundário, dentro e fora do Brasil. Presente, por meio de suas empresas, nos Estados Unidos, em Curaçao, no Equador e na Costa Rica, além do Brasil, a CCR conta com mais de 15 mil colaboradores.

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IMPORTANT GENERAL DISCLOSURES Este relatório tem caráter meramente informativo e não constitui oferta de compra ou de venda de títulos ou valores mobiliários ou de instrumentos financeiros de quaisquer espécies ou de participação em qualquer estratégia de negociação. As informações expressas neste documento são obtidas de fontes públicas disponíveis até a data da sua elaboração pela equipe de Análises Gráficas da Safra Corretora, e são consideradas seguras. A Safra Corretora ou qualquer de suas afiliadas não garante, expressa ou implicitamente, a completude, confiabilidade ou exatidão de tais informações, nem este relatório pretende ser uma base de dados e informações completa ou resumida sobre os títulos ou valores mobiliários, instrumentos financeiros, mercados ou produtos aqui referidos. 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