Ticker: CSMG3; Preço-alvo: R$ 67,20; Rating: Neutro

Confira nossa análise - Copasa: Destaque - A Copasa reportou um EBITDA de R$380 milhões (9,4% a/a), em grande parte alinhado às nossas estimativas e de consenso, enquanto o resultado final de R$146 milhões (+23% a/a) ficou 7,1% acima de nossas estimativas e 30% acima de consenso. Esperamos uma reação neutra do mercado aos resultados do EBITDA, em linha com as expectativas.

Resultados 2T20 - A receita líquida reportada (receita à saída da construção) de R$1,246 bilhão aumentou 4,4% a/a, impulsionada por sólidos volumes de vendas em água (+1,5% a/a) e esgoto (+ 1,1% a/a). O reajuste tarifário de 8,38% desde agosto de 2019 ajudou a aumentar a receita líquida. As despesas com PMS (Pessoal, Material e Serviços) foram razoáveis, aumentando 0,4% a/a, enquanto a inflação dos últimos doze meses foi de 2,1%. O lucro líquido acima do esperado é explicado por resultados financeiros abaixo do esperado. A Dívida Líquida/EBITDA encerrou o 2T20 em 1,3x. O principal impacto do impacto do Covid-19 foi o aumento das provisões para inadimplência, que passou de R$47 milhões no 2T19 para R$136 milhões no 2T20, e também foi impulsionado por mudanças na metodologia.
Mantemos nossa recomendação neutra para a Copasa. A Revisão Tarifária que ocorrerá em 2021 continua sendo o principal catalisador para as ações. O processo está atualmente em seus estágios iniciais. Os planos de privatização não devem ocorrer no curto prazo. A Copasa negocia a 0,78x EV/RAB.

Pontos positivos

  1. Revisão tarifária - fator influenciado pelo regulador e pelo plano de investimento da empresa;
  2. Estabilidade da geração de fluxo de caixa - uma característica intrínseca do segmento; 
  3. Regimes de chuvas - um catalisador que evolui a capacidade de previsão das empresas.

Riscos
Os principais riscos para nossa tese de investimento são:

  1. A Copasa é controlada pelo estado de Minas Gerais, mesmo sendo membro do “Novo Mercado” da Bovespa, nem sempre o metas dos acionistas minoritários são compatíveis com as metas do controlador;
  2. A Agencia Reguladora de Servicos de Abastecimento de Agua e de Esgotamento Sanitario do Estado de Minas Gerais (ARSAE) poderia definir baixo retorno sobre os investimentos feitos pela empresa ou não considerar investimentos realizados, afetando substancialmente os resultados;
  3. Eles podem assinar novas concessões em condições não favoráveis, com alto custo operacional, o que pode afetar negativamente o fluxo de caixa. Além disso, o governo pode pressionar a empresa por mais investimentos em áreas com rentabilidade negativa, como Norte e Nordeste e regiões do Estado.
Sobre a Copasa

 

 

Com sede em Belo Horizonte, a Copasa está entre as maiores empresas de saneamento do Brasil. De acordo com o Estatuto Social da Companhia, as atividades fins da empresa são: abastecimento de água potável (captação, tratamento e distribuição da água tratada até o consumidor final), esgoto (coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgoto sanitário, da ligação predial até o lançamento final no meio ambiente) e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos (coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo urbano e do lixo originário da varrição e limpeza urbana).

 

 A Copasa atingiu, em dezembro de 2018, 638 concessões para a prestação dos serviços de abastecimento de água, atendendo a 11,6 milhões de pessoas. Em relação aos serviços de esgoto, o número de concessões em dezembro de 2018 era de 307.

 

IMPORTANT GENERAL DISCLOSURES Este relatório tem caráter meramente informativo e não constitui oferta de compra ou de venda de títulos ou valores mobiliários ou de instrumentos financeiros de quaisquer espécies ou de participação em qualquer estratégia de negociação. As informações expressas neste documento são obtidas de fontes públicas disponíveis até a data da sua elaboração pela equipe de Análises Gráficas da Safra Corretora, e são consideradas seguras. A Safra Corretora ou qualquer de suas afiliadas não garante, expressa ou implicitamente, a completude, confiabilidade ou exatidão de tais informações, nem este relatório pretende ser uma base de dados e informações completa ou resumida sobre os títulos ou valores mobiliários, instrumentos financeiros, mercados ou produtos aqui referidos. 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