O lucro líquido da empresa caiu 87% A/A, para R$12 milhões, pressionado principalmente pela queda de 9% A/A no faturamento da empresa.

Esse desempenho foi influenciado principalmente pelo encerramento de duas concessões rodoviárias (Ecocataratas e Ecovia Caminho do Mar), que respondiam por aproximadamente 20% da receita líquida da empresa.

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Excluindo esses 2 pedágios e os resultados da Ecovia do Cerrado (5 praças de pedágio iniciaram a cobrança no final de 2021), a receita teria crescido cerca de 14% A/A, impulsionada pelo aumento de quase 8% A/A no volume de tráfego, que foi impulsionado principalmente por a recuperação no volume de veículos leves (+10% A/A).

O EBITDA caiu 17% A/A, para R$ 476 milhões. Além da já mencionada queda no faturamento da empresa, o pior resultado operacional também foi negativamente influenciado pelo aumento de 12% A/A no custo caixa da empresa, para R$ 295 milhões (exclui construção, provisões para manutenção e D&A).

Por fim, como resultado da maior alavancagem da empresa e do aumento das taxas de juros do país, o prejuízo financeiro líquido da empresa aumentou 8% A/A, para R$ 244 milhões.

Apesar do resultado financeiro negativo do 1T22, mantemos nosso rating Compra para a Ecorodovias, principalmente considerando o atraente potencial de valorização que vislumbramos para suas ações.

O volume de tráfego comparável de rodovias da empresa cresceu 8% A/A, impulsionado principalmente pelo aumento de 9,7% A/A no tráfego de veículos leves, influenciado pelo abrandamento das restrições relacionadas à pandemia de covid-19 no país, enquanto o volume de tráfego de veículos pesados cresceu 6,5% A/a no mesmo período.

No entanto, o volume de tráfego consolidado da Ecorodovias caiu 4% A/A, principalmente em função do término das referidas rodovias, com este resultado amenizado pela Ecovia do Cerrado, que iniciou a cobrança em 5 praças de pedágio em 2021.

Enquanto isso, a tarifa média das rodovias da empresa cresceu 5,5% A/A no 1T22, para R$8,08. Essa variação foi influenciada principalmente pelo repasse de inflação nas tarifas Eco135, Ecovias dos Imigrantes, Ecopistas, Ecoponte e Eco050 em 2021.

Por fim, é importante acompanhar a alavancagem financeira da empresa medida pela relação Dívida Líquida/EBITDA, que atingiu 3,6x no 1T22, de 3,3x no 4T21, resultado do aumento de 6% A/A da dívida líquida da empresa, mas principalmente dos 17 % declínio visto em seu Adj. EBITDA, impulsionado pelo término de 2 de suas concessões.

Vale a pena investir em ECOR3?

  1. Melhora de projetos adquiridos recentemente;
  2. Foco no core business: apesar de ainda operar o Ecoporto, a Ecorodovias já anunciou sua intenção de alienar e focar apenas na concessão de rodovias nos próximos leilões a serem realizados;
  3. Retorno atraente.

Quais os riscos ao investir em ECOR3?

Aumento das taxas de juros de longo prazo: o desempenho das ações das concessionárias apresenta alta correlação com as taxas de juros de longo prazo, uma vez que os investimentos em renda fixa são seu principal benchmark;

  1. Desaceleração do PIB: as perspectivas de tráfego estão 80% correlacionadas com o PIB;
  2. Novos projetos com retornos não cumulativos: embora o pipeline de novos projetos seja extenso, ainda não temos visibilidade sobre seus potenciais TIRs;
  3. Para fortalecer seu balanço para licitar novos projetos, a ECOR3 precisará levantar capital, o que pode pressionar a cotação das ações da empresa no curto prazo; e
  4. Atrasos em projetos de infraestrutura previstos.

Sobre a EcoRodovias

A EcoRodovias, negociada na B3 sob o ticker ECOR3, é uma companhia de infraestrutura, que opera concessões rodoviárias.

As operações da EcoRodovias baseiam-se em sistemas logísticos formados pela integração entre as concessões rodoviárias situadas em áreas estratégicas do território brasileiro com plataformas logísticas, que visam integrar terminais logísticos intermodais, terminais portuários, terminais retroportuários, centros de distribuição, recintos alfandegários e portos.

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IMPORTANT GENERAL DISCLOSURES Este relatório tem caráter meramente informativo e não constitui oferta de compra ou de venda de títulos ou valores mobiliários ou de instrumentos financeiros de quaisquer espécies ou de participação em qualquer estratégia de negociação. As informações expressas neste documento são obtidas de fontes públicas disponíveis até a data da sua elaboração pela equipe de Análises Gráficas da Safra Corretora, e são consideradas seguras. A Safra Corretora ou qualquer de suas afiliadas não garante, expressa ou implicitamente, a completude, confiabilidade ou exatidão de tais informações, nem este relatório pretende ser uma base de dados e informações completa ou resumida sobre os títulos ou valores mobiliários, instrumentos financeiros, mercados ou produtos aqui referidos. 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