A Log-in (LOGN3) apresentou resultado positivo no 1T22, com lucro líquido de R$ 60 milhões, ante prejuízo de R$ 21,3 milhões no 1T21.

O aumento no lucro líquido foi impulsionado principalmente (i) pelo robusto aumento de 31% A/A no lucro líquido da empresa, para R$ 388 milhões, impulsionado por maiores volumes e repasse do custo de bunker para seus clientes no Litoral Segmento de expedição; (ii) Maior alavancagem operacional e (iii) Melhoria do resultado financeiro, com aumento das despesas financeiras, parcialmente compensado pelo aumento das receitas financeiras e pelo impacto positivo da estratégia de hedge da Log-in.

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A receita líquida da Log-in cresceu 31% A/A, para R$388 milhões. Na operação de cabotagem, sua receita cresceu 30% A/A, chegando a R$ 300 milhões, com o volume total de contêineres movimentados apresentando um aumento de 8% A/A, para 99 mil TEUs, impulsionado pelos maiores volumes do Mercosul (+88% A/A).

Além disso, seu faturamento foi beneficiado pelo repasse do custo do bunker aos clientes, maiores volumes de Cabotagem e melhor mix de cargas.

No TVV, o volume de contêineres movimentados caiu 8% A/A, para 40 mil TEUs, resultado compensado pelo aumento de 150% A/A no volume de carga geral movimentada, para 287 mil toneladas, levando sua receita líquida a saltar 30% A/A, para R US$ 77,1 milhões.

O EBITDA da empresa atingiu R$ 114 milhões, um aumento de 62% A/A. Apesar do crescimento de 16% A/A no CPV e 90% A/A das despesas, a Log-in conseguiu expandir sua margem EBITDA em 7,1p.p A/A, para 29,4%, impulsionada pelo robusto crescimento da receita.

O aumento do CPV, para R$ 254 milhões, pode ser explicado principalmente pelo maior custo de combustível e aumento dos custos variáveis, em linha com o crescimento do volume, enquanto as despesas operacionais atingiram R$ 35 milhões, +90% A/A, impactadas por mão de obra obrigações, recuperação de despesas discricionárias e gastos relacionados a M&A's.

Com isso, o lucro líquido da Log-in atingiu R$ 60,3 milhões, de um prejuízo de R$ 21,3 milhões no 1T21. O aumento de 66% A/A nas despesas financeiras, devido à maior taxa de juros, foi parcialmente compensado pelo crescimento de 191% A/A em suas receitas financeiras e pelo efeito positivo da estratégia de hedge accounting da Companhia, resultando em uma despesa financeira líquida de R$ 11,7 mn, de um prejuízo de R$68,1mn no 1T21.

Excluindo os efeitos não-caixa, o lucro líquido teria sido de ~R$37,7 milhões no 1T22 contra R$22,4 milhões no 1T21, um crescimento de 64% A/A.

Vale ressaltar que no próximo trimestre os resultados da Tecmar serão consolidados na Demonstração do Resultado, o que deverá contribuir para a redução das margens consolidadas. Isso, aliado ao aumento das obrigações trabalhistas, deve pressionar os resultados da empresa no curto prazo.

Apesar do resultado positivo, considerando a menor valorização das ações da Log-in, de 11%, mantemos nossa recomendação neutra para as ações da empresa.

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Vale a pena investir em LOGN3?

  1. Incentivo estatal ao reequilibrio da matriz de transportes do pais por meio da BR do Mar;
  2. Brasil tem um formato favorável para o transporte costeiro, considerando suas dimensões continentais;
  3. Transporte marítimo costal é um modal com custos menores;
  4. Diversificação de risco logístico.

Quais são so principais riscos de LOGN3?

  1. Aumento da concorrência pela atenuação das barreiras à entrada no mercado;
  2. Redução da capacidade ociosa nos principais terminais de contêineres;
  3. Problemas com a monetização do Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM);
  4. Aumento do custo do bunker (combustível utilizado no motor dos navios).

Sobre a Log-In (LOGN3)

Fundada pela Vale, a Log-In (LOGN3) é uma empresa de logística brasileira que planeja, gerencia e opera o manuseio, armazenamento e transporte de carga. A empresa foi a primeira operadora de logística doméstica capaz de oferecer uma solução integrada  para movimentação portuária e transporte de contêineres porta a porta. Ela opera por via marítima ou ferroviária e é complementada por rodovias  por meio de seus terminais intermodais terrestres.

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As operações intermodais compreendem as atividades de administração e operação de contêineres, navegação costeira, transporte ferroviário, operações de terminais intermodais de carga, entre outros serviços. Com esse alcance, a empresa  consegue atender as principais regiões do Brasil e os fluxos de comércio entre essas regiões.

IMPORTANT GENERAL DISCLOSURES Este relatório tem caráter meramente informativo e não constitui oferta de compra ou de venda de títulos ou valores mobiliários ou de instrumentos financeiros de quaisquer espécies ou de participação em qualquer estratégia de negociação. As informações expressas neste documento são obtidas de fontes públicas disponíveis até a data da sua elaboração pela equipe de Análises Gráficas da Safra Corretora, e são consideradas seguras. A Safra Corretora ou qualquer de suas afiliadas não garante, expressa ou implicitamente, a completude, confiabilidade ou exatidão de tais informações, nem este relatório pretende ser uma base de dados e informações completa ou resumida sobre os títulos ou valores mobiliários, instrumentos financeiros, mercados ou produtos aqui referidos. A Safra Corretora não tem obrigação de atualizar, modificar ou alterar este relatório, tampouco de comunicar o leitor deste relatório, salvo quando deixar de cobrir qualquer das empresas analisadas neste relatório. As opiniões, estimativas, informações e projeções aqui expressas constituem a opinião do analista no momento em que emitiu o presente relatório e podem ser alteradas sem qualquer aviso. Preços e disponibilidade dos instrumentos financeiros são apenas indicativos e estão sujeitos a alterações, independentemente de qualquer aviso. Os instrumentos discutidos nesse relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não considera objetivos de investimento, situação financeira e patrimonial ou interesses particulares de qualquer investidor. Os investidores devem obter ou realizar análise independente, considerando sua situação financeira e seus objetivos de investimento, antes de tomar uma decisão de investimento. 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