A Multiplan divulgou mais um excelente resultado no 1T22, marcado por um expressivo aumento de vendas que foi beneficiado pela melhoria contínua do desempenho de seus lojistas, contribuindo para um novo recorde trimestral para a empresa.

Em poucas palavras, as vendas atingiram R$ 4,0 bilhões, um aumento de 13,4% comparado ao primeiro trimestre de 2019, estabelecendo um novo recorde trimestral para a empresa.

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Cinco conceitos para entender um balanço trimestral

Março foi o destaque do trimestre, com crescimento de 20,6% em relação ao mesmo período de 2019. O resultado foi atribuído, principalmente, à melhora contínua nas vendas de seus lojistas, beneficiada ainda pelo fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais em várias cidades.

Assim, o SSS cresceu 11,6% vs. 1T19, suportado pelo excelente desempenho de Vestuário, Diversos e Alimentos, que cresceram 25,0%, 15,3% 9,1%, respectivamente.

Por outro lado, o Home & Office caiu 15,1%, explicado principalmente pela flexibilização das restrições à medida que as pessoas retornavam às suas rotinas diárias e saíam de casa.

A taxa de ocupação da Multiplan caiu 45bps no trimestre devido à sazonalidade, mas ainda assim atingiu resilientes 94,8%.

A forte demanda por espaços nos shoppings da Multiplan foi evidenciada pelos mais de 12 mil m² de ABL assinados no trimestre, distribuídos em 110 lojas. Além disso, o custo de ocupação no 1T22 atingiu 15,6%, um aumento de 100bps ao ano e 197bps vs 1T19.

As iniciativas bem-sucedidas de redução de encargos comuns combinadas com o aumento das vendas totais foram os principais culpados por sua impressionante expansão da receita de aluguel.

A receita líquida atingiu R$ 420 milhões no 1T22, crescendo 58% ao ano, e já 36% acima do resultado do 1T19 (pré-pandemia).

Após a contínua remoção de restrições e recuperação das vendas ao longo do último ano, a receita de aluguel dos shoppings da Multiplan atingiu R$ 340 milhões, uma expansão de 51% em relação ao 1T19, estabelecendo um novo recorde trimestral.

O desempenho foi impulsionado principalmente por:

  • Aquisição de participação no ParkShopping e Shopping SantaÚrsula em fevereiro de 2020;
  • Inauguração do shopping Parkjacarepaguá em novembro;
  • Excelente SSR de 54,3% vs 1T19, que representou um crescimento real de 0,6%, permitindo-lhes retirar as concessões concedidas ao longo da pandemia em um ritmo mais rápido que seus pares.

 O EBITDA da Multiplan atingiu R$ 295 milhões, crescendo 125% ao ano, também 28% acima de 2019.

 

A melhora no resultado foi atribuída principalmente à forte recuperação de sua receita, mas também parcialmente compensada pelo aumento de R$ 14,2 milhões nas despesas com propriedades, como resultado do aumento da ABL, maiores provisões e custos com vacância.

Em suma, reforçamos nossa classificação Compra para MULT3. Mantemos nossa perspectiva positiva para o setor de shoppings, que deve continuar apresentando uma recuperação gradual dos resultados após as perdas sentidas durante a pandemia.

Além disso, destacamos nossa preferência pela Multiplan, dado seu foco em clientes de maior renda, que tende a ser mais resiliente em períodos de instabilidade econômica, maiores taxas de desemprego e pressão inflacionária sobre a renda média.

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Vale a pena investir em MULT3?

  1. Redução das taxas de juros, principal referência para as empresas de shopping centers;
  2. Melhorias nas vendas no varejo;
  3. Melhoria nos índices de confiança do consumidor;
  4. Aumento do índice de inflação utilizado para reajustar os contratos com inquilinos.

Quais são os principais riscos de MULT3?

  1. Atraso maior do que o esperado na recuperação da economia, o que pode forçar a empresa a continuar concedendo descontos aos inquilinos para evitar taxas de inadimplência e vacância;
  2. Piora da economia no Rio de Janeiro, onde a empresa concentra cerca de 20% da ABL própria;
  3. Projetos próximos aos shoppings da Multiplan podem reduzir o poder de barganha da empresa com os inquilinos;

Sobre a Multiplan (MULT3)

A Multiplan é uma empresa imobiliária full-service, planejando, desenvolvendo, detendo e administrando um dos maiores portfólios de ativos comerciais do país. O portfólio está localizado nas principais regiões do Brasil, estrategicamente posicionado no vetor de crescimento dos grandes centros urbanos, impulsionando o desenvolvimento do entorno e contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população.

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A companhia também é pioneira na execução de projetos multiúso, construindo nas proximidades de seus shoppings edifícios comerciais, prédios residenciais e hotéis, que geram sinergias e fluxo de consumidores para os shoppings, ao mesmo tempo em que valorizam toda região. Ao final de junho de 2019, a Multiplan detinha 19 shopping centers com Área Bruta Locável própria de 650.762 m² que geraram vendas de R$15,8 bilhões nos 12 meses anteriores.

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